Mostra de vídeos do VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0111

Palavras-chave:

vídeos, festival de vídeos digitais e educação matemática, tecnologias digitais, educação matemática

Resumo

Este artigo analisa as experiências compartilhadas pelos produtores de vídeos nas mostras do VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. As fontes de produção dos dados são as observações e os depoimentos coletados durante as mostras de vídeos realizadas na cerimônia de premiação na UNESP, campus de Rio Claro (SP). O evento foi coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Para a análise dos dados, estabelecemos um diálogo com parte da literatura e nos fundamentamos em ideias associadas ao constructo Seres-Humanos-Com-Mídias. Os resultados indicam que as "vozes" dos participantes da mostra de vídeo do VII Festival promovem interações entre participantes-organizadores-mídias, destacam a importância do Festival de Vídeo no contexto social e cultural, além de apresentarem os desafios na produção de vídeos e as mudanças nas práticas pedagógicas e no ambiente da sala de aula. Por fim, argumentamos que os vídeos são produzidos por coletivos de seres-humanos-com-mídias, tornando-se atores de um novo sistema e, consequentemente, detentores de poder de ação dentro dele. Nesse cenário, o vídeo assume múltiplos papéis, atuando não apenas como artefato, mas também como ator e elemento de comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, H. R. F. L. Polidocentes-com-mídias e o ensino de cálculo. 2016. 219 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

BORBA, M. C. Students understanding of transformations of functions using multi-representational software. 1993. 372f. Tese (Doctor of Philosophy) – Faculty of graduate school of Cornel University, Cornel, 1993.

BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educ Stud Math, [s. l.], v. 108, p. 385-400, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-2. Acesso em: 01 mar. 2021.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Editora Autêntica 2020. 125 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

BORBA, M. C., VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO, N. R. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 141 p.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CUNHA, J. F. T.; DOMINGUES, N. S. Humans-with-media: twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In: PEPIN, B.; GUEUDET, G.; CHOPPIN, J. (eds.). Handbook of digital resources in mathematics education. Cham: Springer International Publishing, 2023. p. 1-26. Disponível em: https://link.springer.com/referencework/10.1007/978-3-030-95060-6. Acesso em: 06 set. 2024.

CANEDO, N. da R.; BORBA, M. C. GPIMEM, educação matemática e tecnologias: uma busca por novas formas de estar no mundo com outros. In: BORBA, M. C.; XAVIER, J. F.; SCHÜNEMANN, T. A. Educação matemática: múltiplas visões sobre tecnologias digitais. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 9-19.

CHIARI, A. S. S. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de álgebra linear a distância: possibilidades, limites e desafios. 2015. 208 f. Tese (Doutorado em Educação

Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

COSTA, R. F. Aprendizagem da matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? 2017. 172f. Dissertação (Dissertação em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra dos Bugre, 2017.

COSTA, R. F. Aprendizagem expansiva na produção de vídeos matemáticos digitais. 2024. 287 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2024.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 342 p.

DOMINGUES, N. S. O papel do vídeo nas aulas multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 125 p. Dissertação (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

DOMINGUES, N. S. Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática: uma complexa rede de Sistemas Seres-Humanos-Com-Mídias. 2020. 279 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2020.

DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. Digital video festivals and mathematics: changes in the classroom of the 21 century. Journal of Educational Research in Mathematics, [s. l.], v. 31, p. 257-275, 2021.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theorical aprroach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987. Disponível em: http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.thm. Acesso em: 13 mar. 2024.

MOSTRA de Vídeos 2 - ensino médio, comunidade em geral e povos originários e tradicionais. São Paulo: Unesp, 2023. 1 vídeo. 51 (min.). Publicado pelo canal GPIMEM UNESP. Disponível em:

https://www.youtube.com/live/H8H85ypw6i4?si=fWfLdE9KFgfi8W8h. Acesso em: 1 out. 2023.

PALESTRA de Abertura do VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática e Mostra de Vídeos 1. São Paulo: Unesp, 2023. 1 vídeo. 122 (min.). Publicado pelo canal GPIMEM UNESP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dg8qHdOEqUI&list=PLiBUAR5Cdi60fh6Z1LdTZBioHQRzug0AI&index=1. Acesso em: 1 out. 2023.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.

São Paulo: Editora 34, 1993.

OECHSLER, V. ; BORBA, M. C. . Mathematical videos, social semiotics and the changing classroom. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, [s. l.], v. 52, p. 1863-9704, 2020.

SANTANA, C. A. S. C; SOUSA, A. S. Produção de videoaulas e aprendizagem de matemática: uma opção possível? Com a palavra, o professor, [Vitória da Conquista], v. 1, n. 1, p. 01-10, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-51. Acesso em: 09 mar. 2024.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas em um curso de educação matemática a distância on-line. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2013.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção matemática on-line. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SOUTO, D. L. P., ARAÚJO, J. L. Possibilidades expansivas do sistema seres-humanos-com-mídias: um encontro com a teoria da atividade. In: Borba, M. C., Chiari, A. (eds.) Tecnologias digitais e educação matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013, p. 71-90.

SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Cidade do México, v. 19, n. 2, p. 217-242, jul. 2016.

TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computerization. In: WERTSCH, J. V. (org.). The concept of activity in soviet psychology. New York: M. E. Sharpe. Inc,

p. 256-278.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

COSTA, Rosicácia Florêncio; BORBA, Marcelo de Carvalho; DOMINGUES, Nilton Silveira. Mostra de vídeos do VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0111, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0111. Acesso em: 19 out. 2024.