Conhecimento tecnológico com a matemática na produção de vídeos interativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0110

Palavras-chave:

vídeos interativos, educação matemática, tecnologias digitais, orientação didática

Resumo

Essa pesquisa evidenciou os potenciais resultados obtidos a partir do uso de vídeos interativos no primeiro período de uma disciplina do curso presencial de Matemática de uma universidade pública. Como essas aulas foram aplicadas em tempos de pandemia, a modalidade foi desenvolvida à distância por meio do ambiente virtual Microsoft Teams. Como procedimentos metodológicos observamos os participantes na plataforma de aprendizado, com o objetivo de preparar os alunos da universidade para uma abordagem moderna e dinâmica, por meio de ferramentas facilitadoras para confecção de vídeos interativos. A participação dos licenciandos resultou na produção de vídeos onde foi possível analisar os desafios enfrentados entre outros registros. Sistematizou-se todos os dados produzidos, os quais possibilitaram evidenciar a importância do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cibotto. R. A. G.; OLIVEIRA. R. M. M. A. O conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, VIII, Campo Mourão, 2013. Anais [...].Campo Mourão: UNESPAR/NUPEM, 2013. p. 1-15. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CET/MATEMATICA/ragcibottotrabalhocompleto.pdf. Acesso em: 6 fev. 2023.

CORREA, J. Novas tecnologias da informação e da comunicação: novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 43-50.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage Publications, p. 223, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/df6v9Bw75mgHD3S3CghVQhD/?lang=pt. Acesso em: 07 mar. 2024.

FERRAZ, A. T.; SASSERON, L. H. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover argumentação em aulas investigativas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, e26582, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/PjgmrQLfDWSXLf7b9BRPP4x/. Acesso em: 29 dez. 2022.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (Ed.). Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. p. 3-29. Disponível em: https://punyamishra.com/wp-content/uploads/2008/05/koehler_mishra_08.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.

LOTTHAMMER, K. S. Proposta de modelo de plano de aula para auxiliar docentes na elaboração de aulas mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC). 2019. 119 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

MARSHALL, C.; ROSSMAN, G. B. Designing qualitative research. 2nd ed. Thousand Oaks: CA. Sage Publications, 1995.

MERRIAM, S. B.; TISDELL, E. J. Qualitative research: a guide to design and implementation. San Feancisco: Jossey-Bass, 2016. Disponível em: https://download.e-bookshelf.de/download/0003/7195/84/L-G-0003719584-0007575839.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.

MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. London: Sage Publications, 1994. Disponível em: https://vivauniversity.files.wordpress.com/2013/11/milesandhuberman1994.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, Columbia, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

MOGETTI, R.; BROD, F.; LOPES, J. Videoaula interativa como recurso de ensino para a educação profissional à distância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÂO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: ENSINO HÍBRIDO, 24, [S. l.], 2019. Anais [...]. [S.l.]: FACCAT, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1531/989. Acesso em: 20 maio 2023.

MORAN, J. M. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação na sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.

PALIS, G. de L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 12, n. 3, p. 400-451, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288/3695. Acesso em: 05 fev. 2023.

PROVI. O que é aprendizagem interativa e como aplicar na sua escola. [s.l.], 2021. https://provi.com.br/blog/educacao/o-que-e-aprendizagem-interativa-e-como-aplicar-na-sua-escola/. Acesso em: 20 maio 2022.

PUCSP. Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais. Sobre o Geogebra. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html. Acesso em: 11 jan. 2023.

ROVER, A.; TELLES FERREIRA, A.; LÜCKMANN, L. C.; ROCHA MOTERLE, R. O vídeo no processo de mediação didático-pedagógica na educação a distância. Roteiro, [s. l.], v. 31, n. 1-2, p. 135-158, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841. Acesso em: 24 maio 2023.

SHULMAN, L. S. Knowledge, and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Boletim Técnico Do Senac, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 42-49, 2001. Disponível em: https://bts.senac.br/bts/article/view/567. Acesso em: 29 dez. 2021.

SPRADLEY, J. P. Participant observation. New York: Holt: Rinehart & Winston, 1980.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

CAMPOS, Arthur Ferreira; SOUZA JUNIOR, Arlindo José de; LOPES, Érika Maria Chioca. Conhecimento tecnológico com a matemática na produção de vídeos interativos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0110, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0110. Acesso em: 19 out. 2024.