Probabilidade sob uma ótica digital: uma análise dos vídeos publicados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0105

Palavras-chave:

educação matemática, tecnologias digitais, festival de vídeos digitais, probabilidade

Resumo

Neste estudo analisamos dois vídeos publicados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática (FVDEM), com ênfase nos conceitos probabilísticos apresentados. Além de analisar esses vídeos, o objetivo foi investigar o impacto do FVDEM como uma plataforma para promover a Educação Matemática, reconhecendo os vídeos como valiosas ferramentas de ensino. Por meio de uma abordagem qualitativa, os vídeos foram analisados como exemplos de como as Tecnologias Digitais (TD) podem promover a autonomia dos estudantes e aprofundar o aprendizado. É crucial destacar a importância da interação entre seres humanos e mídias digitais na criação e disseminação do conhecimento, ressaltando o papel ativo dos vídeos nesse processo. Assim, o Festival de Vídeos Digitais não apenas contribui para a compreensão dos alunos sobre probabilidade, mas também os capacita como agentes participativos na construção do conhecimento matemático, demonstrando o potencial transformador das TD na Educação Matemática. Essa abordagem enfatiza a relevância dos vídeos como instrumentos de ensino dinâmicos e acessíveis, capazes de engajar os alunos e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e estatísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo pesquisas coletivamente em educação matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 27-47.

ARAÚJO, P. C.; IGLIORI, S. B. O problema epistemológico da probabilidade. Caderno da Física da UEFS, Feira de Santana, v. 11, n. 12, p. 57-75, 2013. Disponível em:http://dfis.uefs.br/caderno/vol11n12/Artigo05PericlesProbabilidade.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

AZEVEDO, N. C. S. de, Monica; FURKOTTER, M.; LIMA, C. M. de. Cultura digital e oficina de informática na educação integral: aplicação do software “Virtual Dj Free”. Interfaces Científicas-Educação, Aracajú, v. 8, n. 3, p. 441-454, 2020.

BIAJOTI, E. D. Experimentos probabilísticos: noções de probabilidade no ensino fundamental II. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) – UFSCar, São Carlos, 2013.

BORBA, M. C. The future of mathematics education since COVID-19: Humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, [S. l.],v. 108, n. 1, p. 385-400, 2021.

BORBA, M. C. A pesquisa qualitativa em educação matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, 2004. p. 1-18.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; JUNIOR, N. R. C. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BORBA, M. C.; NEVES, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de matemática. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 2, p. 1-24, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.

BORBA, M. C. et al. Humans-with-media: twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In: HANDBOOK OF DIGITAL RESOURCES IN MATHEMATICS EDUCATION. Cham: Springer International Publishing, 2024. p. 191-216.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetórias e perspectivas da educação estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (org.). Estudos e reflexões em educação estatística. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44.

LOPES, C. E.; SOUZA, L. de O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da probabilidade e da estatística na educação básica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1465-1489, 2017.

MALTEMPI, M. V.; FIGUEIREDO, O. DE A. Reflexões sobre o uso de tecnologias digitais na pesquisa qualitativa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 5., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. p. 1-8.

BUSSAB, W. DE O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. In: BUSSAB, W. DE O.; MORETTIN, P. A. estatística básica. São Paulo: Saraiva, 2010. 540p.

SILVA, P. V.; CARMO, J. V. C. Educação estatística e software rstudio: perspectivas na educação matemática. In: SITEM - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2023, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP/IGCE, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sitem2023/659533-EDUCACAO-ESTATISTICA-E-SOFTWARE- RSTUDIO--PERSPECTIVAS-NA-EDUCACAO-MATEMATICA. Acesso em: 15 mar. 2024

SILVA, J. F.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J. Um cenário sobre a pesquisa em educação estatística no boletim de educação matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 679-698, ago. 2017.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

SILVA, Pollyane Vieira da. Probabilidade sob uma ótica digital: uma análise dos vídeos publicados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0105. Acesso em: 21 nov. 2024.