Recuperação escolar em matemática: análise do material implantado nas escolas públicas em um período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0003

Palavras-chave:

recuperação matemática, material didático aprender sempre, análise documental, ensino fundamental

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma análise do material “Aprender Sempre”, referente à visão e ao aporte teórico do mesmo para Recuperação e ensino de Matemática nas escolas estaduais paulistas, atualmente. Para isso, adotamos a metodologia de análise documental, por ser uma técnica importante na pesquisa qualitativa, fonte poderosa de evidências e informações que potencializa a análise de fontes primárias. O material “Aprender Sempre” foi escolhido por se apresentar como um suporte no processo de recuperação e aprofundamento de aprendizagens essenciais para as escolas estaduais paulistas e os volumes destinados ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio do biênio 2020-2021, por serem um ciclo de ensino que se caracterizou pelo enfrentamento concomitante de diversas situações: pandemia do Covid-19, implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reestruturação do Ensino Médio. Mediante a análise, é possível apontar que, o Material “Aprender Sempre” se apresenta como importante instrumento destinado à recuperação em Matemática, porém tornou-se subsídio principal das aulas o que é preocupante, pois, as orientações podem limitar as opções de trabalho dos professores e não leva em consideração necessidades individuais dos alunos na retomada de habilidades, situação pandêmica e de estudos a distância. Além disso, o material não problematiza e nem contextualiza a Matemática para dar significado ao aprendizado dos alunos e ao desenvolvimento de suas capacidades pessoais.

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Biografia do Autor

Cilene Maria Fontes, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutoranda pelo programa de Pós graduação em Educação para a Ciência da Unesp-Bauru. Professora efetiva da rede Municipal e Estadual (SP) de Ensino Fundamental (anos finais) e Médio. Mestre (2018) pelo programa de Pós graduação em Educação Para Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) , Licenciatura Plena em Pedagogia(2014) e Bacharelado em Sistemas de Informação(2014) .

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1991) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Brasil), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RC (1995), doutorado em Educação Matemática pela UNESP/RC (2001), pós-doutorado (2010) junto ao CLE (Centro de Lógica e Epistemologia)/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/Brasil) e é livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, São Paulo. 

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

FONTES, Cilene Maria; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel. Recuperação escolar em matemática: análise do material implantado nas escolas públicas em um período pandêmico. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0003, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21904. Acesso em: 12 maio. 2024.