Tradução do artigo "Reflexão sobre a docência em Matemática mobilizada em estudos de aula"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0108

Palavras-chave:

reflexão, desenvolvimento profissional, estudos de aula, formação de professores

Resumo

Este artigo dedica-se a analisar a reflexão sobre a docência mobilizada em um estudo de aula que envolveu professores de matemática. Orientados pela questão “Quais reflexões sobre a docência são mobilizadas por professores de matemática no contexto de um estudo de aula?”, e embasados no conceito de reflexão de Shön e Perrenoud, realizamos uma investigação no contexto de um estudo de aula, estruturado em 12 encontros de aproximadamente 2,5 horas cada, que envolveu oito professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, pertencentes à rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O material empírico da pesquisa constitui-se das notas de campo do pesquisador, dos diários de bordo dos participantes, das transcrições das sessões e da entrevista realizada ao final do estudo de aula. A análise, qualitativa e interpretativa, evidenciou que a reflexão sobre a docência se caracterizou retrospectiva e prospectiva, abrangendo três temas: aprendizagem dos alunos, ensino de matemática, responsabilidade moral e ética da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Richit , Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro.

Luis Miguel Falcão Hurtado, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando em Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Ilton Benoni da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research On Teaching, 1986.

GUTIEREZ, S. B. Available teachers’ reflective practice in lesson study: a tool for improving instructional practice. Alberta Journal of Educational Research, Alberta, v. 61, n. 3, p. 314-328, 2015.

LEE, J. F. K. A Hong Kong case of lesson study: benefits and concerns. Teaching And Teacher Education, [s. l.], v. 24, n. 5, p. 1115-1124, jul. 2008.

LEWIS, C. Lesson study: the core of Japanese professional development. Japan: National Science Foundation, 2000.

LEWIS, C. Lesson study: a handbook of teacher-led instructional change. Philadelphia: Research for Better Schools, 2002.

LEWIS, C. How does lesson study improve mathematics instruction? ZDM Mathematics Education, Berlin, n. 48, p. 571-580, 2016.

LEWIS, C.; PERRY, R. Lesson study to scale up research-based knowledge: a randomized, controlled trial of fractions learning. Journal for Research in Mathematics Education, Washington, v. 48, n. 3, p. 261-299, 2017.

LEWIS, C. C.; PERRY, R.; HURD, J. Improving mathematic instruction through lesson study: a theoretical model and North American case. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v.12, p. 285-304, 2009.

LEWIS, J. M.; FISCHMAN, D.; RIGGS, I.; WASSERMAN, K. Teacher learning in lesson study. The Mathematics Enthusiast, Montana, v. 10, n. 3, p. 583-620, 2013.

LIM, C. S.; KOR, L. K.; CHIA, H. M. Revitalising mathematics classroom teaching through Lesson Study (LS): a Malaysian case study. ZDM Mathematics Education, Berlin, v. 48, p. 485-499, 2016.

MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. Lesson Study Research And Practice In Mathematics Education, [s. l.], p. 1-12, 2011. Springer Netherlands. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/978-90-481-9941-9_1. Acesso em: 01 jun. 2025.

MURATA, A. Introduction: conceptual overview of lesson study. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (ed.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 01-12.

OLSON, J.; WHITE, P.; SPARROW, L. Influence of lesson study on teachers’ mathematics pedagogy. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (ed.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p. 39-58.

PANG, Ming Fai; MARTON, Ference. Chinese lesson study, Learning study and keys to learning. International Journal For Lesson And Learning Studies, [s. l.], v. 6, n. 4, p. 336-347, 9 out. 2017.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. São Paulo: Artmed, 2002.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. Dinâmicas de Reflexão e Colaboração entre Professores do 1.° Ciclo num Estudo de Aula em Matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 33, n. 63, p. 368-388, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a18. Acesso em: 01 jun. 2025.RICHIT, A. Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-24, 2020.

RICHIT, A. Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Formadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-24. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250044. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZGHbjRhNkk5CzKN6G6bh56w/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2025.

RICHIT, A. Teacher professional development: a theoretical framework. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14,p. e342101422247, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22247. Acesso em: 23 mai. 2023.

RICHIT, A.; HURTADO, L. M. F; SILVA, Ilton Benoni. Reflection on teaching in mathematics mobilized in lesson study. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2022.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. Teachers’ Perspectives about Lesson Study. Revista Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 19, n. 01, p. 2-11, jan/fev. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2808. Acesso em: 11 fev. 2025.

RICHIT, A; PONTE, J. P. A colaboração profissional em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Bolema - Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 33, n. 64, p. 937-962, 2019.

RICHIT, A.; PONTE, J.P. Conhecimentos profissionais evidenciados em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. e190996, 2020. https://www.scielo.br/j/edur/a/FDGkVgwypHb4VX53m9nGWfw/

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; TOMASI, A. P. Aspects of professional collaboration in a lesson study. International Electronic Journal of Mathematics Education, [s. l.], v. 16, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29333/iejme/10904. Acesso em: 01 jun. 2025.

RICHIT, A.; PONTE, J. P.; TOMKELSKI, M. L. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF,v. 100, n. 1, p. 54-84, 2019.

RICHIT, A.; TOMKELSKI, M. L. Aprendizagens profissionais de professores de matemática do ensino médio no contexto dos estudos de aula. Acta Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 22, n. 3, p. 2-27, 2020.

RICHIT, A.; TOMKELSKI, M. L. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em lesson study. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 23, n.1, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.189-197. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3117. Acesso em: 12 jul. 2025.

SCHÖN, D. The reflective practitioner: how professionals think in action. [S. l.]: Basic Books, 1983.

SERRAZINA, M. L. O professor que ensina matemática e a sua formação: uma experiência em Portugal. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1051-1069, out./dez. 2014.

SUH, J.; SESHAIYER, P. Examining teachers’ understanding of the mathematical learning progression through vertical articulation during Lesson Study. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v. 18, p. 207-229, 2015.

STIGLER, J. W.; HIEBERT, J. Lesson study, improvement and the importing cultural routines. ZDM Mathematics Education, Berlin, n. 48, v. 4, p. 581-587, 2016.

STIGLER, J.; HIEBERT, J. The teaching gap: best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York: The Free Press, 1999.

TARDIF, M.; MOSCOSO, J. N. La noción de “profesional reflexivo” en educación: actualidad, usos y límites. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 48, n. 168, p. 388-411, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053145271. Acesso em: 01 jun. 2025.

VIEIRA, I. E. G. Tomada de consciência e a aprendizagem docente: análises da reflexão no contexto da abordagem de desenvolvimento profissional dos estudos de aula de matemática. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

Downloads

Publicado

18-11-2025

Como Citar

RICHIT , Adriana; HURTADO, Luis Miguel Falcão; SILVA, Ilton Benoni da. Tradução do artigo "Reflexão sobre a docência em Matemática mobilizada em estudos de aula" . Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0108, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/20941. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"