Conhecimento do Conteúdo mobilizado por licenciandos em Matemática sobre Probabilidade e Estatística com base em dados da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0204

Palavras-chave:

conhecimento do conteúdo, pensamento estatístico, probabilidade e estatística, ensino fundamental

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o Conhecimento do Conteúdo, mobilizado por estudantes, sobre o tema Probabilidade e Estatística com base em dados da Covid-19. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino federal do estado do Rio Grande do Sul, matriculados, no segundo semestre letivo de 2020, em uma disciplina que contempla a discussão de diferentes formas de organização e apresentação curricular dos conteúdos de Matemática presentes nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de atividades, enviadas via Moodle, e de apresentações em sala de aula virtual, via Google Meet, contendo três problemas elaborados pelos estudantes sobre os conteúdos de Probabilidade e Estatística, tratados no Ensino Fundamental. Mediante uma análise qualitativa, de caráter interpretativo, evidenciamos como o pensamento estatístico se manifesta face às questões elaboradas pelos estudantes. Destacamos também a importância em utilizar a estratégia de elaboração de questões, visto que essa é uma das habilidades que os professores de Matemática devem desenvolver junto a seus alunos no decorrer do Ensino Fundamental e, portanto, acreditamos que atividades que envolvam a discussão de temas e questões do currículo de Matemática e da prática do futuro professor são fundamentais para a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Janice Rachelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pelo pela Universidade Franciscana (UFN).

 

Gleidson Machado Bragança, Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls

Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls.

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

RACHELLI, Janice; BRAGANÇA, Gleidson Machado. Conhecimento do Conteúdo mobilizado por licenciandos em Matemática sobre Probabilidade e Estatística com base em dados da Covid-19. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0204, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/20232. Acesso em: 18 nov. 2025.