Experiências com Modelagem Matemática no estágio de docência da pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0011

Palavras-chave:

modelagem matemática, estágio docente, formação Inicial de professores de matemática

Resumo

Este relato de experiência apresenta algumas reflexões sobre as atividades realizadas durante o Estágio de Docência, do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. No estágio desenvolvemos tarefas de Modelagem Matemática com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática, da Unioeste. Assim, neste trabalho, discutimos as ações realizadas no estágio docente, a reação dos estudantes de graduação ao realizar tarefas de Modelagem Matemática além das contribuições do Estágio de Docência para a ministrante. Destacamos, a partir da experiência, que os futuros professores tiveram um estranhamento com a estrutura aberta das tarefas de Modelagem Matemática, entretanto afirmavam gostar dos temas e consideram-nos pertinentes. Os alunos, em nenhuma das atividades de Modelagem, procuraram estabelecer modelos matemáticos e não utilizaram a Matemática ensinada no Ensino Superior, o que pode sugerir que essa Matemática é vista de forma desvinculada da realidade, isto é, sem suas aplicações. As experiências vividas no estágio, pela ministrante, forneceram mais segurança e conhecimento a respeito do trabalho com a Modelagem em sala de aula. Foi possível escolher uma tarefa pertinente aos alunos, planejar todas as etapas do desenvolvimento, receber orientações do professor regente, pôr em prática o que havia sido planejado e, por fim, avaliar e refletir sobre a prática. A reflexão foi de extrema importância para o desenvolvimento profissional da autora, pois permitiu autoavaliar-se, pensar nos acertos e erros, avaliar a Modelagem Matemática como metodologia e refletir sobre a reação dos futuros professores ao realizarem atividades de Modelagem.

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Biografia do Autor

Ana Maria Foss

Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Atualmente é discente (mestranda) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM).

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Professor Associado, Docente da Licenciatura em Matemática, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cascavel/Paraná/Brasil.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

FOSS, Ana Maria; KLÜBER, Tiago Emanuel. Experiências com Modelagem Matemática no estágio de docência da pós-graduação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0011, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19276. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência