Formação de professores de Matemática na pandemia: reflexões em tempos de crise na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021241

Palavras-chave:

Ensino remoto, Curso de Matemática, COVID-19

Resumo

O presente texto traz para o debate o ensino remoto em meio à crise da pandemia ocasionada pela Covid-19. Tem por objetivo discutir as ações pedagógicas implementadas pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Campus de Irati, Estado do Paraná, para dar conta do ensino remoto em substituição às aulas presenciais, nesse tempo de pandemia. De forma mais específica, busca apresentar as ferramentas tecnológicas que têm sido utilizadas e refletir sobre como os docentes têm lidado com este momento de “crise dentro da crise” em um curso de formação de professores de Matemática. Pauta-se metodologicamente na técnica bibliográfica e na apresentação de dados segundo a vivência e percepção dos autores do texto a respeito das atividades remotas em um curso de formação de professores. Conclui-se que a pandemia da COVID-19 foi, de algum modo, um momento excepcional de reconhecimento das fragilidades e das potencialidades enquanto comunidade acadêmica educativa.

Biografia do Autor

Leoni Malinoski Fillos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutorado em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Possui graduação em Ciências pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (1990), graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). É Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) , Campus Irati. 

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BORSTEL, Vilson Von; FIORENTIN, Mariane Jungbluth; MAYER, Leandro. Educação em tempos de pandemia: constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

CASAGRANDE, Renato. A revolução necessária na formação dos professores. Porvir - Inovações em Educação, 2020. <https://porvir.org/a-revolucao-necessaria-na-formacao-dos-professores/>. Acesso em: 04 nov. 2020.

CONTE, Elaine, Filippozzi; MARTINI, Rosa Maria. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação & Realidade [en linea]. 2015, 40(4), 1191-1207.

LICON. Plataforma de Livre Conhecimento. Guarapuava: NEAD, 2019. Disponível em <https://licon.unicentro.br/>. Acesso em: 24 nov. 2020.

MOODLE. Site da Internet. Disponível em https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 24 nov. 2020.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, Vol.44, n.3, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623684910>. Acesso em 20 nov. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. OPAS-Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:COVID19&Itemid=875>. Acesso em: 01 nov. 2020.

PARANÁ. Deliberação nº 03/2020, de 17 de julho de 2020. Conselho Estadual do Paraná, 2020.

SCHNEIDERS, Carlise. O ensino de História no ensino fundamental em um contexto pandêmico: relato de experiência. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

UNICENTRO. Resolução nº 26-CEPE/UNICENTRO, de 1º de abril de 2020. Aprova as alterações do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Matemática, Licenciatura, da UNICENTRO, Campus de Irati, e dá outras providências. Guarapuava, 2020.

VALENTE, José Armando. Diferentes Usos do Computador na Educação. In: VALENTE, José Armando. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação (pp.1-23). Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993. Disponível em <https://bit.ly/2HBz0a1>. Acesso em: 24 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

FILLOS, L. M.; CAETANO, J. J. .; SANTOS, C. F. R. dos. Formação de professores de Matemática na pandemia: reflexões em tempos de crise na educação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 241-252, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021241. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19131. Acesso em: 29 nov. 2021.