Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática

Autores

  • Carlos José Ferreira Soares Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021103

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias digitais., Google Meet

Resumo

Em tempos da pandemia da COVID-19 a interação é o argumento que deve pautar todos os tipos de iniciativas de promoção da comunicação, visto que é uma necessidade essencial que exige esforços diante da realidade do isolamento social adotado como principal arma de combate da Covid-19. Nesse contexto, com o impedimento das aulas presenciais, fortaleceu-se a utilização das redes sociais e ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem de forma remota. Dessa forma, o presente artigo tem o intuito de apresentar um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de matemática, em particular, a utilização do Google Meet como uma ferramenta pedagógica em uma turma de Licenciatura de Matemática. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa e caracterizada pelos procedimentos da pesquisa-ação com o intuito da promoção de intervenções articuladas com a construção de conhecimentos matemáticos de forma contextualizada. Os dados foram obtidos a partir da coleta de registros dos alunos de gravação das aulas desenvolvidas via Google Meet. Diante das informações coletadas, os dados foram analisados à luz da fundamentação teórica apresentada, com ênfase nos argumentos dos graduandos em relação às possibilidades do Google Meet como um instrumento pedagógico de ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados mostram, de fato, que essa ferramenta aproxima professores e alunos porque torna as aulas mais próximas do modelo presencial e promove a interação em tempo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos José Ferreira Soares, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestre em Ensino de Ciências Exatas.

Professor do Colegiado de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracajú, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 5 out. 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 3 nov. 2020.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGA, Marco Antônio Serra. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v.25, n. 51, p. 255-280, out. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Covid-19. Brasília, 2020.

CAMILLO, Cíntia Moralles. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e182973272, 2020.

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A educação e a covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0545.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho; ROMANELLO, Laís Aparecida; DOMINGUES, Nilton Silveira. Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aso celulares inteligentes. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, p. 105-122, Jan-Jul 2018.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; SUGAHARA, Cibele Roberta; BRANCHI, Bruna Angela. O impacto da Covid-19 no ensino superior: desenvolvimento de atividades remotas em matemática e em estatística. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 16, n. 43, p. 138-146, ed. esp. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12209. Acesso em: 8 de nov. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GONÇALVES, Elivelton Henrique; MARCO, Fabiana Fiorezi de. A utilização de tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Matemática PARFOR/EaD da Universidade Federal de Uberlândia. Ensino em Revista, Uberlância, v. 27, n. 1, p. 369-395, abr. 2020.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. NUNES, Clarissa Bezerra de Melo Pereira; PIRES, Andressa Kroeff. Aulas a Distância na Quarentena: um relato de experiência sobre o uso de TDICs no ensino fundamental anos finais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 5., 2020, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: Brasil online, 2020. P. 1 – 10. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11377/11240. Acesso em: 5 nov. 2020. QUEIROZ, Joelma de Pontes Silveira. A importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica na sala de aula. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/102>. Acesso em: 2 out. 2020. RODRIGUES, Márcio Urel (org.) Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da educação matemática. Curitiba: CRV, 2019.

SANTOS, Gislaina Rayana Freitas dos. Ensino de matemática: concepções sobre o conhecimento matemático e a ressignificação do método de ensino em tempos de pandemia. Revista Culturas & Fronteiras, Porto Velho, v. 2, n. 2, p. 40-57, - jul 2020. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/index/user. Acesso em: 10 nov. 2020.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 12 de nov. 2020.

SILVA, Raquel Silveira da; NOVELLO, Tanise Paula. O uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020025, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655884. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655884. Acesso em: 26 nov. 2020.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista Ambiente Educação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

SOARES, Carlos José Ferreira. Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 103–121, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19125. Acesso em: 21 nov. 2024.