Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia

Autores

  • Jany Santos Souza Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luiz Marcio Santos Farias Universidade Federal da Bahia-UFBA
  • Claudiano Goulart Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021163

Palavras-chave:

Sistemas Didáticos, Funções Didáticas, Teoria Antropológico do Didático, Pandemia

Resumo

Neste artigo, convidamos o leitor a refletir sobre as transformações a que foram submetidos os Sistemas Didáticos - SD em tempos de confinamento social. As argumentações são construídas a partir da noção de Sistemas Didáticos Principais – SDP atrelados aos Sistemas Didáticos Auxiliares – SDA e aos Sistemas Didáticos Induzidos – SDI, face às repercussões desencadeadas pelas funções didáticas: cronogênese, mesogênese e topogênese, presentes no seio da Teoria Antropológica do Didático – TAD, em contexto pandêmico. Assim, o estudo objetiva apontar caminhos que despertem um olhar diferenciado sobre o cenário educacional emergente que se desenhou por meio de um trânsito abrupto da Educação Presencial para os entretons de um Ensino Remoto. Os direcionamentos metodológicos do trabalho assumem uma vertente teórica descritiva inspirada em uma teleaula do projeto Escola em Casa do Distrito Federal - DF vinculada às inquietações que reverberam na esfera midiática. Enquanto proposta de intervenção, acreditamos que o momento se apresenta como oportuno para a elaboração de Projetos de Estudo e Pesquisa que contemplem a integração família-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia-UFBA

Doutor em Didática da Matemática pela Université de Montpellier II, (UM2). Professor do Instituto de
Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Salvador, Bahia, Brasil

Claudiano Goulart, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Matemática - UnB. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenador do Curso de Especialização em Matemática, Departamento de Ciências Exatas, Feira de Santana, Bahia, Brasil

 

Referências

BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 20 mai. 2020.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CHEVALLARD, Yves. Introdução à teoria antropológica do didático. Plan et résumé d’un cours donné du 4 au 13 mai 2011 à l’université Bandeirante de São Paulo (Brésil). 2011. Disponível em : http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=210. Acesso em : 27 mai. 2020.

CHEVALLARD, Yves. Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

CHEVALLARD, Yves. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. In: L’UNIVERSITE D’ETE, 1998, p. 91-118. Actes de l’Université d’été La Rochelle. Clermont-Ferrand, France: IREM, 1998. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Analyse_des_pratiques_enseignantes.pdf>. Acesso em: 25 out. 2017.

CHEVALLARD, Yves. L’ analyse des pratiques enseignantes en théorie antropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, La Pensée Sauvage Éditions, v. 19, n. 2, p. 221-226, 1999. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Analyse_des_pratiques_enseignantes.pdf>. Acesso em: 02 set. 2017.

CHEVALLARD, Yves. et al. Estudar Matemática: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001a.

CHEVALLARD, Yves. Les TPE comme problème didactique. 2001b. Disponível em: < http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=14 >. Acesso em: 14 mai. 2020.

CHEVALLARD, Yves. Organiser l’étude: Ecologie & régulation, Cours donné à la XIe école d’été de didactique des mathématiques. Paru dans les actes correspondants, La Pensée Sauvage, Grenoble, p. 41-56, 2002. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=53>. Acesso em: 17 fev. 2018.

CHEVALLARD, Yves. La théorie anthropologique des faits didactiques devant l’enseignement de l’altérité culturelle et linguistique. Le point de vue d’un outsider. Conférence plénière donnée le 24 mars 2006 au colloque CONSTRUCTION IDENTITAIRE ET ALTÉRITÉ: CRÉATIONS CURRICULAIRES ET DIDACTIQUE DES LANGUES, Université de Cergy-Pontoise, 2006. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_devant_l_alterite_culturelle_et_linguistique.pdf>. Acesso em: 13 out. 2017.

CHEVALLARD, Yves. Théorie Anthopologique du Didactique & Ingénierie Didactique du Développement. In: Journal du Seminaire TAD/IDD – 3; pp. 1-39, 2009. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2009-2010-3.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2019.

CHEVALLARD, Yves. Teaching Mathematics in Tomorrow’s Society: a Case for an Oncoming Counterparadigm. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION, 12., 2012, COEX, Seoul, Korea. Seoul: 2012. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-319-12688-3_13.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

CHEVALLARD, Yves. Journal du Seminaire TAD/IDD. Théorie Anthropologique du Didactique & Ingénierie Didactique du Développement, 2013. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/journal-tad-idd-2012-2013-5.pdf.

CHEVALLARD, Yves. A Teoria Antropológica do Didático Face ao Professor de Matemática. In: ALMOULOUD et al. A Teoria Antropológica do Didático: princípios e fundamentos. Curitiba, Editora: CRV, 2018.1ª Edição. Curitiba, PR: CRV, 2018. p. 31-49.

CORICA, Ana Rosa. (2018). Análisis de la gestión de un dispositivo didáctico formulado en el marco de la TAD. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 13(2), 54-71. 2018. doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p54.

FARIAS, Luís Marcio Santos. Étude des interrelations entre les domaines numérique, algébrique et géométrique dans l'enseignement des mathématiques au secondaire: une analyse des pratiques enseignantes en classes de troisième et de seconde. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de Montpellier 2, France, 2010.

NASCIMENTO JÚNIOR, José Vieira, FARIAS, Luís Marcio Santos, & CARVALHO, Edmo Fernandes Carvalho. Chronogenesis: how to cope with “unpredictability”? Work presented at the Intensive Research Programme: Advances in the Anthropological Theory of the Didactic and Their Consequences in Curricula and in Teacher Education, Advanced Course 4: Research in Didactics at University Level. Centre de Recerca en Matematica, Universitat Autònoma de Barcelona. July 15 to 26, 2019, Barcelona, Spanish.

SEEDF, Educa DF. Teleaula Escola em Casa. 2020 (48:28 – 1h 02:31). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=7sVVBo3MT1A. Acesso em: 05 de mai. 2020.

TROUCHE, Luc. Teaching mathematics in a time of pandemic. Communication answering an invitation from Iranian Telegram channel "Teacher as Lifelong learner". 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/42992202/Teaching_mathematics_in_a_time_of_pandemic?email_work_card=view-paper. Acesso em: 11 de mai. 2020.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da UNESCO apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. 2020. Disponível em: https://fr.unesco.org/news/commission-lavenir-leducation-lunesco-appelle-action-concertee-contrer-laggravation-inegalites. Acesso em: 12 mai. 2020.

VALLE, Paulo Dalla; MARCOM, Jacinta Lucia Rizii. Desafios da Prática Pedagógica e as Competências para Ensinar em Tempos de Pandemia. In: Desafios da educação em tempos de pandemia / organizadores: Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. - Cruz Alta, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Jany/Downloads/Livro%20-%20DESAFIOS%20DA%20EDUCACAO%20EM%20TEMPOS%20DE%20PANDEMIA.pdf Acesso em: 20 nov. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. (2020). COVID-19 Strategy up Date. World Health Organization [WHO], 16 de abr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/covid-strategy-update-14april2020.pdf?sfvrsn=29da3ba0_19. Acesso em: 12 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

GOULART, Jany Santos Souza; FARIAS, Luiz Marcio Santos; GOULART, Claudiano. Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 163–175, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19103. Acesso em: 21 nov. 2024.