GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021253

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, GeoGebra, Raciocínio Covariacional

Resumo

Este relato apresenta a experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio na transição das aulas presenciais para remotas em tempos da pandemia da COVID-19. Nele, será descrita uma prática sobre o ensino de funções, na perspectiva do raciocínio covariacional em uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, detalhando a utilização de objetos de aprendizagem construídos no GeoGebra e da ferramenta Grupos, uma sala de aula virtual disponibilizada pelo GeoGebra on-line, no desenvolvimento das atividades. Os objetos de aprendizagem foram construídos com foco no desenvolvimento do raciocínio covariacional e nos diferentes registros de representação de um mesmo objeto matemático. Essa ênfase foi dada, pois esse tipo raciocínio, pouco desenvolvido nos alunos e importante para o estudo de funções, é utilizado para interpretação, representação e justificativa de como valores de duas quantidades (magnitudes), em uma determinada situação, variam simultaneamente e um em relação ao outro. As atividades desenvolvidas propiciaram aos alunos a exploração do conceito de função por meio de diferentes representações de situações-problemas, tais como a visualização da situação-problema, a linguagem natural utilizada por eles em seus argumentos para justificar escolhas e as representações gráficas realizadas.

Biografia do Autor

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em MATEMÁTICA LP pela Universidade de Passo Fundo (2005) . Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participa Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Sistemas Aplicados ao Ensino - PEMSA da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Professor titular do Ensino Médio no Colégio Salesiano Itajaí.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas.

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, mestre e doutora em Engenharia de Produção -UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Professora adjunta do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC e lider do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM ? Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática : Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente

Referências

CARLSON, Marilyn P. Physical enactment: a powerful representational tool for understanding the nature of covarying relationships. Representations and mathematics visualization, p. 63-77, 2002.

CARLSON, Marilyn P.; JACOBS, Sally; COE, Edward; LAERSEN, Sean; HSU, Eric. Applying covariational reasoning while modeling dynamic events: A framework and a study. Journal for research in mathematics education, v. 33, n. 5, p. 352-378, 2002.

CARLSON, Marilyn P.; THOMPSON, Patrick W. The Reflective Relationship Between Individual Cognition and Classroom Practice: a Covariation Framework and Problem Solving Research Inform Calculus Instruction. In: Makalah disajikan dalam Annual Meeting of the American Educational Research Association, Montreal, Quebee. 2005.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

JOHNSON, Heather L.; MCCLINTOCK Evan D.; KALIR, Jeremiah; OLSON, Gary. Networking theories to design dynamic covariation techtivities for college algebra students. In: Proceedings of the 21st Annual Conference on Research in Undergraduate Mathematics Education. 2018.

LIMA, Jeferson Moizés. Covariação e o conceito de função: objetos dinâmicos. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 42. 2019a.

LIMA, Jeferson Moizés. Objetos dinâmicos de aprendizagem para exploração do conceito de função na perspectiva da covariação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Joinville, p. 101. 2019b.

MOORE, Kevin C.; THOMPSON, Patrick W. Shape thinking and students’ graphing activity. In: proceedings of the 18th meeting of the MAA special interest group on research in undergraduate mathematics education. Pittsburgh, PA: RUME, p. 782-789, 2015.

THOMPSON, Patrick W.; CARLSON, Marilyn P. Variation, covariation, and functions: Foundational ways of thinking mathematically. In J. Cai (Ed.), Compendium for research in mathematics education. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, p. 421-456, 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

LIMA, J. M.; SIPLE, I. Z. GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 253-273, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021253. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19088. Acesso em: 29 nov. 2021.