Metodologia de investigação nos anos iniciais: tarefas investigativas explorando conteúdos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0008

Palavras-chave:

investigação matemática, valor posicional, prática educativa, ensino de matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico-prático que visa analisar implicações da metodologia de Investigação Matemática na aprendizagem de estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental, de 8 e 9 anos de idade de uma escola pública. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que apresenta um estudo bibliográfico sobre o tema e uma atividade apresentando as etapas desta metodologia, discutindo-as com um olhar para a construção do conhecimento matemático.  Os dados relacionados a prática foram obtidos por meio do bloco de notas dos estudantes, observação e diário de bordo da professora-pesquisadora e gravações de áudio dos encontros. A atividade relatada e analisada nesse artigo envolve o entendimento do valor do zero na constituição de um número e a compreensão do valor posicional de um numeral.  Os resultados indicam que a atividade proposta no contexto de uma aula de investigação, oportunizou o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade, bem como a compreensão com significado com conceitos estudados.

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Biografia do Autor

Rúbia Patrícia Vieira, Rede de educação Básica Municipal Machado de Blumenal

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Pedagoga pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC). Atualmente é professora Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau  (SC).

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação para Ciência pela UNESP, campus Bauru (SP). Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus Rio Claro (SP) e licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau (SC). Atualmente é professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau (SC).

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis (SC). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC). Atualmente é professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

VIEIRA, Rúbia Patrícia; SILVA, Viviane Clotilde da; POSSAMAI, Janaína Poffo. Metodologia de investigação nos anos iniciais: tarefas investigativas explorando conteúdos matemáticos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0008, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18435. Acesso em: 12 maio. 2024.