Tendências atuais de Educação Matemática nas salas de aula
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0103Palavras-chave:
educação matemática, tendências atuais, ensino e aprendizagemResumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sob o olhar da abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, que pautou-se no objetivo de descrever as tendências atuais de educação matemática utilizadas em sala de aula pelos professores participantes da pesquisa em uma escola estadual do ensino fundamental do município de Tefé – AM. O referencial teórico destaca um esboço dessas tendências para servir como fonte de consulta rápida de professores de matemática, visto que, destaca elementos de cunho pedagógico que pode auxiliar em sala de aula. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica da observação, e para análise desses dados foi adotada a análise descritiva. Foram observados em sala de aula durante dois meses letivos três professores de matemática do ensino fundamental, e os registros coletados indicam que das sete tendências enfatizadas no referencial teórico, quatro foram utilizadas: matemática lúdica, resolução de problemas, investigação matemática e tecnologias digitais. Chamou atenção que um dos professores, neste período, utilizou quatro tendências, e, em particular, na matemática lúdica, explorou uma atividade de experimentos para demonstrar um teorema matemático, enquanto os outros dois professores utilizaram apenas uma tendência.
Downloads
Referências
BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. da.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas: Papirus, 2012.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010.
GIORDAN, M. Experimentação por simulação. Textos LAPEQ, São Paulo: USP, n. 8, p. [1-12], jun. 2003. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/giordan-lapeq-n8-2003.pdf. Acesso em: 30 fev. 2020.
LONDERO, E. F. Matemática lúdica. Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.
LOSS, A. S. Anos iniciais: metodologia para o ensino de matemática. 2. ed. Curitiba: Appris, 2016.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MAGALHÃES, A. P. A. S.; VARIZO, Z. da C. M. Atividades investigativas como uma estratégia de ensino e aprendizagem da matemática. Curitiba: CRV, 2016.
MAZUR, S. M. L. As diferentes tendências em educação matemática e o seu significado para o estudo dessa ciência. 2012. 42 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MEYER, J. F. da C. de A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. dos S. Modelagem em educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
POLYA, G. A arte de resolver problema. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SILVA, G. C.; MUNIZ, C. A.; SOARES, M. F. Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem de matemática. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 58, p.93-102, abr./jun. 2018.
SOARES, C. J. F. Aprendizagem de matemática nas séries finais do ensino fundamental. In: SEMANA DE ÁLGEBRA DO CEST/UEA, 1., 2015, Tefé, AM. Anais [...]. Manaus, AM: UEA edições, 2015.
SOARES, J. F. S. Explorando atividades investigativas no ensino de matemática. In: I Semana de Educação Matemática do CEST/UEA, 1., 2019, Tefé, AM. Anais da I Semana de Educação Matemática do CEST/UEA. Manaus, AM: UEA edições, 2019. p. 41-52.
STEWART, I. Almanaque das curiosidades matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
STRAPASON, L. P. R.; BISOGNIN, E. Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do ensino médio. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 579-595, ago. 2013.
SULEIMAN, A. R. O jogo e a educação matemática: um estudo sobre as crenças e concepções dos professores de matemática quanto ao espaço do jogo no fazer pedagógico. 2008. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista BOEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.


