A Sala de Aula Invertida no ensino de cálculo: repercussões de uma experiência na formação de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0006

Palavras-chave:

sala de aula invertida, ensino e aprendizagem de matemática, ensino híbrido, formação de professores, cálculo diferencial

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados de um estudo realizado com graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa foi realizada em uma turma de Cálculo I, na qual foi adotada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida ao longo do primeiro semestre letivo de 2019. Procurou-se investigar se os sujeitos da pesquisa identificaram as principais características atribuídas a essa metodologia pela literatura e também em quais aspectos a adoção da abordagem impactou a formação acadêmica, de acordo com as próprias percepções desses sujeitos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observações participantes e um questionário aplicado ao final da disciplina. Entre os principais resultados, observou-se que a maioria dos estudantes identificou várias características atribuídas à metodologia em tela. Todos os estudantes declararam que as aulas invertidas se mostraram mais produtivas do que as expositivas tradicionais e que essa experiência impactou positivamente a sua formação, enquanto futuros professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Cícero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Matemática e Estatísitca. Área de Matemática. Mestrado em Matemática (2006) e em Educação Matemática (2020) e Doutorado em Matemática (2011).

Rozane da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática. Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2014).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

NACHTIGALL, Cícero; ALVES, Rozane da Silveira. A Sala de Aula Invertida no ensino de cálculo: repercussões de uma experiência na formação de professores de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0006, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17762. Acesso em: 12 maio. 2024.