Dificuldades da aprendizagem do sistema decimal francês de numeração: remediações baseadas na filosofia da linguagem de Wittgenstein

Autores

  • Marie Esther Charles UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019094

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em relacionar os jogos de linguagem de Wittgenstein como ferramenta para a compreensão dos meandros das linguagens envolvidas no ensino do sistema de numeração (língua francesa e linguagem matemática) para crianças do nível primário. As investigações realizadas sobre o ensino da numeração e nossa experiência no ensino da matemática nos deram pistas sobre as dificuldades potenciais das crianças. Além disso, estudos já realizados por Ballieu et al. (2004), Tempier (2013), Ribière (2006) etc. informam que os erros dos alunos em numeração decimal vêm principalmente do código verbal de certos números que não correspondem ao código escrito. Assim, para superar essas dificuldades, trabalhamos com os conceitos de jogo da linguagem e seguir as regras, temas muito relevantes da segunda filosofia de Wittgenstein, nos mostraram diretrizes para ajudar a fornecer algumas orientações.

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Biografia do Autor

Marie Esther Charles, UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

CHARLES, Marie Esther. Dificuldades da aprendizagem do sistema decimal francês de numeração: remediações baseadas na filosofia da linguagem de Wittgenstein. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 94–112, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019094. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/16817. Acesso em: 22 dez. 2024.