A desmistificação da concepção das regras matemáticas: uma análise a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein

Autores

  • Marcel de Almeida Barbosa Prefeitura Municipal de Afuá/PA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019060

Resumo

Este artigo tem como objetivo desmistificar a concepção presente em trabalhos da educação matemática segundo a qual o ensino das regras matemáticas torna o aprendizado um processo mecânico. A finalidade é contribuir para o processo educativo da disciplina, em um cenário onde atuam professor e alunos sob a perspectiva da Filosofia de Wittgenstein. A linguagem matemática é regida por regras e é dever do professor ensiná-las, bem como dar sentido às regras implícitas no texto matemático, seja ele escrito em linguagem simbólica, seja em linguagem natural. Explicitamos o processo de aplicação de regras, pois algumas pesquisas em educação matemática apontam que o seu uso torna o ensino e aprendizagem mecânicos. Portanto, ressaltamos que, para haver a compreensão do conceito matemático, é imprescindível que a comunicação entre professor e aluno seja estabelecida, pois a comunicação das regras matemáticas dá-se a partir da linguagem natural do aluno.

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Biografia do Autor

Marcel de Almeida Barbosa, Prefeitura Municipal de Afuá/PA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA), Docente de Matemática na Prefeitura Municipal de Afuá

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

BARBOSA, Marcel de Almeida. A desmistificação da concepção das regras matemáticas: uma análise a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 60–78, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019060. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/16815. Acesso em: 22 dez. 2024.