Objetos de Aprendizagem de Matemática para o ensino médio e educação profissional técnica

Autores

  • Dimas Felipe de Miranda Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.
  • João Bosco Laudares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Lana Paula Ricotta Nery Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais - UTRAMIG
  • Tânia Fernandes Bogutchi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018165

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados de pesquisa em informática educativa com a criação de Objetos de Aprendizagem - OA de Matemática para o ensino médio e técnico profissional. Foi desenvolvido um projeto de investigação, financiado por um órgão de fomento, em trabalho cooperativo com os pesquisadores de um mestrado profissional em ensino de ciências e matemática e professores do ensino técnico de várias instituições federais de educação. Os OA são constituídos por atividades relativas aos conteúdos do ensino médio e aplicações na área técnica em eletricidade, química, mecânica, entre outras. Foram utilizados softwares da geometria dinâmica, principalmente o GeoGebra, e aplicativos computacionais que permitem dar movimento às figuras e gráficos de modo a contribuir com uma melhor visualização. Os OA são produtos educacionais que estão presentes nas dissertações dos mestres envolvidos nas pesquisas e armazenados num repositório, com acesso livre.

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

MIRANDA, Dimas Felipe de; LAUDARES, João Bosco; NERY, Lana Paula Ricotta; BOGUTCHI, Tânia Fernandes; GUIMARÃES, Yara Patrícia Barral de Queiroz. Objetos de Aprendizagem de Matemática para o ensino médio e educação profissional técnica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 165–184, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018165. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11882. Acesso em: 4 nov. 2024.