Promovendo a educação financeira para estudantes surdos: utilizando a perspectiva Etnomatemática em um produto educacional

Autores

  • Rodrigo Carlos Pinheiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018294

Resumo

Inspirados por uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática relacionada com as contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras, elaboramos um produto educacional direcionado para professores que lecionam ou pretendem lecionar para esse público especifico de estudantes. Dessa maneira, apresentamos, nesse artigo, as características desse produto educacional, o seu objetivo e como foi elaborado. Além disso, abordamos os conceitos e teorias essenciais em relação aos Surdos, à Cultura Surda, ao Programa Etnomatemática e às suas contribuições para desenvolver a Educação Financeira dessa população escolar. Por fim, mostramos a relevância e o potencial desse produto educacional, bem como as suas contribuições pedagógicas para que os professores possam proporcionar uma formação inclusiva e de qualidade para os seus alunos Surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carlos Pinheiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Sou mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017), especialista em Ensino de Matemática pela PUC Minas (2015) e graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2011). Desde 2009 atuo na área da Educação, ministrando aulas de Matemática, Raciocínio Lógico, Educação Financeira e Libras em instituições de ensino básico, profissional, técnico e superior. Além disso, tenho experiência no ensino de Matemática e na formação em Educação Financeira para alunos surdos e ouvintes, em capacitação de professores que atuam com alunos surdos e, também, na elaboração de materiais didático-pedagógicos de Matemática para esse público específico. Atualmente sou professor de Matemática no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor de Libras na Fundação Pedro Leopoldo. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática, relacionadas ao Programa Etnomatemática, Cultura Surda, Educação Financeira e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Milton Rosa possui Licenciatura Curta em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1993) na área de Administração Escolar, especialização em Educação Matemática pela PUC de Campinas (1999), mestrado em Educação Matemática, Currículo e Instrução pela California State University, em Sacramento (2000) e doutorado em Educação, Liderança Educacional na área de Gestão Educacional da Educação Básica, pela California State University, em Sacramento (2010). Ambos os diplomas de mestrado e doutorado expedidos pela California State University, em Sacramento (CSUS) foram revalidados pela Universidade de São Paulo (USP). Prof. Milton Rosa também possui pós-doutorado em Educação pela USP em 2014. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e professor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

PINHEIRO, Rodrigo Carlos; ROSA, Milton. Promovendo a educação financeira para estudantes surdos: utilizando a perspectiva Etnomatemática em um produto educacional. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 294–314, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018294. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11863. Acesso em: 16 abr. 2024.