Geoespaço: um material manipulativo para o planejamento de tarefas de representação figural no Ensino Médio

Autores

  • Luiz Rodolfo Kusuki Universidade de Sorocaba (UNISO)/professor
  • Paulo Cesar Oliveira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018037

Resumo

O texto é uma síntese da dissertação de mestrado defendida pelo primeiro autor, sob a orientação do segundo autor, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal de São Carlos. O objetivo do artigo consiste em apresentar a construção do material manipulativo Geoespaço, o planejamento e desenvolvimento de representação figural em uma turma de alunos de terceira série do Ensino Médio. A fundamentação teórica levou em conta a apropriação da concepção de material manipulativo defendida por Lorenzato (2006) e as contribuições da teoria das representações figurais de Fischbein (1993). Com base em uma pesquisa de natureza qualitativa, a produção das atividades matemáticas dos alunos foram analisadas mediante às seguintes categorias: conceito figural e vocabulário adequado de termos geométricos. Finalizamos a redação do nosso texto apresentando reflexões sobre o papel do professor-pesquisador no contexto do uso de materiais manipulativos em sala de aula.

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Biografia do Autor

Luiz Rodolfo Kusuki, Universidade de Sorocaba (UNISO)/professor

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar

Paulo Cesar Oliveira, UFSCar

departamento de física, química e matemática (DFQM) 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

KUSUKI, Luiz Rodolfo; OLIVEIRA, Paulo Cesar. Geoespaço: um material manipulativo para o planejamento de tarefas de representação figural no Ensino Médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 37–57, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018037. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11848. Acesso em: 22 dez. 2024.