Práticas de ensino e aprendizagem de matemática e tecnologia: um olhar para as especificidades da educação de jovens e adultos (EJA)

Autores

  • Bruno Tizzo Borba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018241

Resumo

Este produto de mestrado, refere-se a uma pesquisa, que buscou-se averiguar as potencialidades das tecnologias, em especial as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no processo de aprendizagem matemática de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Levando em conta a imersão na cultura digital que a atual sociedade vivencia, o pesquisador se dedicou a estudar, investigar, observar e evidenciar as possíveis contribuições para o processo de aprendizagem de tarefas exploratórias investigativas de matemática permeadas pelas TICs, no âmbito da EJA. O estudo possui caráter qualitativo, interpretativo e participativo. Fundamentou-se teoricamente em autores que realizaram pesquisas sobre os temas relacionados. A análise deste estudo teve um caráter interpretativo advindo das informações que emergiram das informações coletadas na pesquisa. Os resultados indicaram a contribuição do uso das tecnologias, em especial as TICs, no favorecimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática quando se propõe tarefas exploratórias investigativas em turmas da EJA. Espera-se que a pesquisa contribua na formação inicial e continuada de professores de Matemática e com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Tizzo Borba

Educação Matemática

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

BORBA, Bruno Tizzo. Práticas de ensino e aprendizagem de matemática e tecnologia: um olhar para as especificidades da educação de jovens e adultos (EJA). Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 241–261, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018241. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11753. Acesso em: 5 nov. 2024.