Pense e ação: quando a representação ilustrativa contribui para a formação/revisão conceitual de elementos da matemática básica

Autores

  • Mateus Gianni Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB; Universidade de Brasília - UnB
  • Juliana Campos Sabino de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
  • Caroline Barbosa Farias Mourão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
  • Paulo Henrique Sales Wanderley Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018225

Resumo

Trata-se da apresentação de um dos três jogos criados no ano de 2017 pela equipe organizadora do MatematizAção, evento satélite da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT 2017 que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, campus Ceilândia, e fora financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF. Trata-se do produto intitulado por “Pense e Ação”, um jogo coletivo que estimula a interação dos participantes no pensar sobre as diferentes maneiras de representação de conceitos da matemática básica. Esse produto demonstrou grande potencial de envolvimento dos jogadores, bem como uma dinâmica de valia quando se espera estimular os estudantes quanto à motivação/curiosidade de se revisitar conceitos matemáticos outrora estudados. Acredita-se ainda que esse jogo favorece habilidades ligadas à resolução de problemas e criatividade em matemática, na medida em que os jogadores são levados a pensar de diferentes maneiras a fim de conseguir demonstrar cada elemento matemático que deve ser representado ao longo do jogo.

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

FONSECA, Mateus Gianni; SOUZA, Juliana Campos Sabino de; MOURÃO, Caroline Barbosa Farias; WANDERLEY, Paulo Henrique Sales. Pense e ação: quando a representação ilustrativa contribui para a formação/revisão conceitual de elementos da matemática básica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 225–236, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018225. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11645. Acesso em: 4 nov. 2024.