Produto educacional sobre educação algébrica escolar: pensamento algébrico, linguagem, generalização

Autores

  • Juliano Pereira da Silva Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto (IFMG-Ouro Preto)
  • Plinio Cavalcanti Moreira Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018255

Resumo

Este texto discute algumas das principais questões relativas ao ensino e à aprendizagem da álgebra na escola básica, de acordo com a literatura especializada, tendo em vista a formação do professor que ensina matemática na Educação Básica. Trata-se de uma síntese da resposta dada a uma das questões de investigação de uma pesquisa de mestrado profissional, defendida em 2015. Ao mesmo tempo em que discutimos questões referentes ao processo de desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica, a introdução ao estudo das equações, o uso e a lógica da linguagem algébrica padrão etc., apresentamos sugestões de atividades já testadas em sala de aula escolar, no sentido de construir, junto com o professor ou futuro professor, um conjunto de conhecimentos relevantes para a prática docente escolar, referido ao trabalho de educação algébrica.

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Biografia do Autor

Plinio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

DEpartamento de Educação Matemática (DEEMA)

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB)

Universidade Federal de Ouro Preto, MG

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Publicado

2018-08-28

Como Citar

DA SILVA, Juliano Pereira; MOREIRA, Plinio Cavalcanti. Produto educacional sobre educação algébrica escolar: pensamento algébrico, linguagem, generalização. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 255–275, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018255. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11274. Acesso em: 4 nov. 2024.