Uma sequência educacional para o ensino de medida de comprimento didática como produto

Autores

  • Nazaré do Socorro Moraes Silva Universidade Federal do Pará/Instituto de Educação Matemática e Científica
  • José Messildo Viana Nunes Nunes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018349

Resumo

Neste trabalho apresentamos a descrição de um produto educacional organizado nas seções: produto educacional; a relação da pesquisa de mestrado e produto; a relevância deste e seu potencial. O produto é fruto da pesquisa de mestrado profissional desenvolvido no programa de pós-graduação em docência em educação em ciências e matemática. Ele se configura em uma sequência didática com propósito de favorecer a noção de conceitos referentes a grandeza e medida, em particular, medida de comprimento. A sequência está constituída de oito atividades em que abordamos o ensino da medida de comprimento a partir de sua grandeza, organizada na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Esta sequência foi experimentada numa turma do 6º ano do ensino fundamental e a partir de sua validação ampliamos seu alcance para ser trabalhada com alunos do ensino fundamental com as devidas adaptações em relação ao nível escolar da turma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nazaré do Socorro Moraes Silva, Universidade Federal do Pará/Instituto de Educação Matemática e Científica

Graduada em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2010); Professora Classe II – Secretária do Estado de Educação do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

José Messildo Viana Nunes Nunes, Universidade Federal do Pará

 

Doutor em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores das Séries Iniciais.

 

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

SILVA, Nazaré do Socorro Moraes; NUNES, José Messildo Viana Nunes. Uma sequência educacional para o ensino de medida de comprimento didática como produto. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 349–369, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018349. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/10966. Acesso em: 19 abr. 2024.