Modelagem matemática: uma atividade desencadeadora de tarefas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017122

Resumo

Neste texto apresentamos uma investigação realizada com o intuito de evidenciar tarefas com potencial para abordar conceitos e procedimentos matemáticos desencadeadas em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no âmbito de um ambiente educacional, mais precisamente no âmbito de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1. Para isso, nos apoiamos na concepção de modelagem matemática como alternativa pedagógica e em ideias e caracterizações de tarefas como algo a ser feito pelos estudantes em sala de aula. A atividade que analisamos foi desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química e as discussões que empreendemos dão indicativos de que esses alunos aceitaram e desenvolveram tarefas e nos possibilitaram inferir que tal atividade desencadeia tarefas com potencial para desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos seja no contexto em que os referidos alunos estão inseridos seja em propostas de encaminhamentos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

PESSOA DA SILVA, Karina Alessandra; BORSSOI, Adriana Helena; FERRUZZI, Elaine Cristina. Modelagem matemática: uma atividade desencadeadora de tarefas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 122–140, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017122. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/10117. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos