Ação pedagógica de prevenção às práticas racistas na escola: a percepção sobre racismo entre estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcos Jorge Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016086

Palavras-chave:

Educação, Política, Inclusão, Ensino, Escola,

Resumo

O presente texto é resultado de um projeto do Núcleo de Ensino da Unesp e desenvolvido em uma escola de ensino fundamental da cidade de Bauru (SP) junto a disciplina de História. O objetivo foi trabalhar com os estudantes do Ensino Fundamental a questão do racismo e a cultura africana e afro-brasileira na esteira da Lei 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do seu estudo no currículo da Educação Básica. Buscou-se produzir a disseminação de conhecimentos sobre a cultura africana e afro-brasileira, mas principalmente focou suas atenções na discussão da questão racial e, em particular, no racismo escolar. A participação dos alunos foi ativa com muito entusiasmo, principalmente quando as atividades se estruturavam em torno de manifestações culturais, que são próximas da cultura infanto-juvenil com músicas em ritmo de rap e funk, abordando, numa linguagem que lhes é habitual, o tema do racismo. Verificamos que as crianças têm relativa consciência da diversidade étnica e cultural brasileira, não apenas em relação aos brancos e negros, mas também conseguem identificar as outras tantas etnias/culturas que formam o povo brasileiro - japoneses, indígenas, árabes e percebemos também que os alunos tendem a associar o racismo ao bulliyng, muitos demonstram ter conhecimento de se tratar de um crime e, em muitas oportunidades ampliaram as discussões para outras formas de preconceitos que vivenciam no dia a dia como: a obesidade, o modo de vestir/cortar cabelo e suas formas de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2009

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília- DF, 2004.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicada às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul - dez, 2013.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação , v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05>. Acesso em 21/nov/2014.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 116, julho/ 2002 Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, julho/ 2002.

FELIPE, Delton Aparecido. TERUYA, Teresa Kazuko. Narrativas de docentes sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 208-216, maio/ago. 2012. Disponível em:< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/11634/8026>

Acesso em 30-maio-2015.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

KOSLINSKI, Mariane Campelo. ALVES, Fatima. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela – asfalto no contexto carioca. Educação e Sociedade., Campinas, v. 33, n. 120, p. 805-831, jul.-set. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/09.pdf>. Acesso em 23-mar-2015.

LIMA, Marcia. Desigualdades raciais e políticas públicas – ações afirmativas no governo Lula. Novos Estudos. São Paulo, 87, julho 2010.

MAGGIE, Yvonne. Racismo e anti-racismo: preconceito, discriminação e os jovens estudantes nas escolas cariocas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 739-751, out. 2006. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a06v2796.pdf>. Acesso em 12-jun-2014.

REIS, Deyse Almeida. Uma reflexão sobre o racismo no âmbito escolar. Monografia (Especialização). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Diversidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - UFOP, 2012.

RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Desigualdade de Oportunidades e Resultados Educacionais no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 54, no 1, 2011, pp. 41 a 87.

SALES JR., Ronaldo L. Políticas de Ancestralidade: negritude e africanidade na esfera pública. CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 14, Setembro/2009. Disponível em:< www.cchla.ufpb.br/caos>. Acesso em 12-abr-2015.

SILVA, Francisca Cordélia Oliveira. Etnia, cor e raça: aspectos discursivos do uso institucional. 2012. Disponível em:< http://www.fflch.usp.br/dlcv/enil/pdf/64_Francisca_Cordelia_OS.pdf> Acesso em: 10-mar-2014.

______. Andressa Hennig. FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade – ENEPQ. Brasília – DF – 3 a 5 novembro de 2013. Anais.

TRINDADE, Azoilda Loretto. O racismo no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado).

Fundação Getúlio Vargas Instituto de Estudos Avançados em Educação Departamento de Psicologia da Educação , 2002.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da educação básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes. - Brasília: UNICEF, 2012. “Iniciativa Global Pelas Crianças Fora da Escola - Brasil”.

VERGULINO, Ana Rosa et.al. Relações étnico-raciais no espaço escolar. Revista Interação v.1, n. 2, 2012. Disponível em:< http://www.portalamericas.edu.br/revista/pdf/ed12/artigo1.pdf>. Acesso em 02-set-2014.

VERÇOSA, Alzenite de Araújo. Racismo na escola: o silêncio fala mais alto. Monografia (Especialização). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Diversidade da Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Humanas e Sociais - UFOP, 2012.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

JORGE, Marcos. Ação pedagógica de prevenção às práticas racistas na escola: a percepção sobre racismo entre estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 86–100, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016086. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7974. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.