Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0011

Palavras-chave:

educação superior, diversidade, ensino superior

Resumo

A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor.

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Biografia do Autor

Mariana Pinkoski Souza, Universidade La Salle

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2011). Mestrado Profissionalizante em Reabilitação e Inclusão, no PPG em Reabilitação e Inclusão, do Centro Universitário Metodista -IPA (2015). Faz parte do Núcleo de Estudos em Educação, Espiritualidade e Histórias de Vida, no Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão, do Centro Universitário Metodista -IPA e do Grupo de pesquisa em Gestão educacional nos diferentes contextos do Unilasalle, Canoas. Possui o título de Fisioterapeuta especialista na Saúde da Mulher (2015).

Louise Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas (2018). Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela mesma instituição (2015). 

 

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002).

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle.

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Publicado

27-07-2021

Como Citar

SOUZA, Mariana Pinkoski; SILVA, Louise Quadros da; FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard Susana. Universidade e inclusão: um estudo de caso sobre o acolhimento ao aluno. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0011, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16215. Acesso em: 28 mar. 2024.

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