Arte e docência: notas sobre o projeto Transvisões
Palavras-chave:
Docência, Arte, Formação, Educação Básica,Resumo
O texto apresenta o relato de um projeto intitulado Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional, realizado a partir dos estudos de um grupo de pesquisa de uma Universidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo deste relato é apresentar as vivências dos envolvidos no projeto, bem como visibilizar a partir de quem/do que ele é pensado e seus efeitos na docência das participantes. Tal projeto teve como ações oficinas relacionadas à arte, ministradas por artistas locais, tendo como público-alvo professoras da educação básica. No trabalho com os artistas foram desenvolvidas atividades relacionadas às suas produções bem como discussões com relação à criação das obras. Após a atividade foram realizadas entrevistas com oito professoras participantes. Na análise das entrevistas foi possível perceber que a participação das professoras nas oficinas as fez pensar sobre as aprendizagens, tanto de seus alunos quanto as suas. Além disso, percebeu-se a desconstrução das dicotomias belo e feio, bom e mau, certo e errado, no que diz respeito à arte e docência. Ainda, após a participação nas oficinas, as docentes manifestaram o desejo da construção de outras propostas que sigam buscando articulações entre arte e docência.
Downloads
Referências
CABRAL, Ivone E. O compromisso social da pesquisa: implicações do pesquisador. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.
CHANA de Moura. In: AURA ARTE – aproximações contemporâneas. Disponível em: <https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura"https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura>. Acesso em: 10 outubro 2017.
CORAZZA, Sandra. Uma vida de professora. Ijuí: Unijuí, 2005.
FALCÃO, Eliane B. M.; CERQUEIRA, Rui. Ativar ou desativar o interesse pelo outro: uma escolha para a universidade e para a ciência. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 21-32.
FISCHER, R. M. B. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Educação, v. 37, n. 1, p. 42-51, jan./abr. 2014.
GALLO, Sílvio. A orquídea e a vespa: transversalidade e currículo rizomático. In: GONSALVES, Elisa P.; CARVALHO, Maria Eulina P. PEREIRA, Maria Z. da C. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas, SP: Alínea, 2004. p. 37-50.
HATTGE, Morgana Domênica; HORN, Cláudia Inês; ALTHAUS, Henriqueta; FREITAS, Francine Nara de. Currículo, governamento e processos de subjetivação. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 49 - 58.
HELGUERA, Pablo. Transpedagogia: a arte contemporânea e os veículos da educação. In: HOFF, Mônica. (Orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011. p. 11-31.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Da arte docência e inquietações contemporâneas para a pesquisa em educação. Revista Teias, v. 14, n. 31, p. 34-45, 2013.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docência. Revista Brasileira Educação, v. 22, n. 69, p. 429-452, Junho de 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt"http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 mai. 2017.
MUNHOZ, Angélica Vier; HATTGE, Morgana Domênica. Algumas notas sobre espaços e movimentos do currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3,p. 316-322, set/dez de 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.317322>. Acesso em: 14 mai. 2017.
MUNHOZ, Angélica Vier et al. Aprender no encontro com o mestre. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 7-18.
RITCHER, Ivone Mendes. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
SOUZA, Netto. Das tripas à arte – processos de ensino em arte-educação a partir das obras de Lenice Weis. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, n. 3, 2016. p. 202-225.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.