Cidade de Vitória (ES) nos cartões-postais: a cidade em exposição e suas potencialidades educativas

Autores

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, Artes, Cartões-Postais, Cidade,

Resumo

A análise de dados evocados em plataformas virtuais de pesquisa aponta que os estudos sobre a cidade, por meio de cartões-postais, constituem-se como lócus de pesquisa com pouca abrangência na área da educação brasileira. Diante desse nicho de pesquisa, o artigo que segue tem como objetivo principal apresentar estudo sobre o potencial educativo dos cartões-postais para reflexões sobre o processo de modernização da cidade de Vitória, no Espírito Santo. A pesquisa insere-se no rol das investigações documentais e de cunho bibliográfico, tendo em vista que investiga documentos como mapas e cartões-postais de Vitória e dialoga com estudos sobre o processo de modernização dessa cidade. Apresenta também depoimentos de integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Educação na Cidade, do Instituto Federal do Espírito Santo, de modo a analisar, por meio de tais dados empíricos, o potencial educativo dos postais investigados. Para discorrer sobre esses depoimentos, estudos e imagens, a pesquisa interage com apontamentos bakhtinianos referentes aos conceitos de dialogismo e polifonia.

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Biografia do Autor

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua no PROEJA e nos mestrados em Educação e Matemática, em Letras e em Humanidades.

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora do Instituto Federal do Espírito Santo, atua nos mestrados em Educação e Matemática e em Humanidades.

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

CHISTÉ, Priscila de Souza; CÔCO, Dilza. Cidade de Vitória (ES) nos cartões-postais: a cidade em exposição e suas potencialidades educativas. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 167–199, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8889. Acesso em: 22 dez. 2024.