EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BULLYING: A VISÃO DO OUTRO

Autores

  • Juliana Dalbem Omodei Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Núcleo de Educação a Distância - NEaD.
  • Laura Jane de Toledo Setani Reis Programa de Pós-Graduação Lato Sensu REDEFOR da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Núcleo de Educação a Distância - NEaD

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781122015120

Palavras-chave:

Educação inclusiva, bullying, preconceito

Resumo

Esta pesquisa discute como acontecem os casos de bullying no ambiente escolar, bem como o desrespeito a diversidade e o direito de ser diferente. Aborda os conceitos da educação inclusiva e o bullying nas escolas proporcionando uma reflexão sobre o papel docente no processo de inclusão e suas contribuições para o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Para isso foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes de uma escola estadual paulista. Para coleta de dados utilizou-se o questionário. Os dados foram analisados na vertente qualitativa e quantitativa. Como resultados percebe-se que vem ocorrendo mudanças em relação à educação inclusiva na escola em questão, mas ainda se faz necessário dar continuidade ao processo de inclusão por meio do combate ao bullying no ambiente escolar, superar os preconceitos ainda enraizados e garantir a todos os estudantes o direito ao pleno desenvolvimento e ao direito de pertencer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Dalbem Omodei, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Núcleo de Educação a Distância - NEaD.

Mestre em Edcação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp\FCT; Orientadora da pesquisa e Orientadora Educacional Online do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu REDEFOR da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Núcleo de Educação a Distância - NEaD

Laura Jane de Toledo Setani Reis, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu REDEFOR da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Núcleo de Educação a Distância - NEaD

Professora da Escola Estadual Geraldo Costa, da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá/SP

Downloads

Publicado

03-03-2016

Como Citar

OMODEI, Juliana Dalbem; REIS, Laura Jane de Toledo Setani. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BULLYING: A VISÃO DO OUTRO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 120–140, 2016. DOI: 10.5965/198431781122015120. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7193. Acesso em: 21 abr. 2024.