LIBRAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCA POR ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS

Autores

  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
  • Maria Isabel Lopes Centro Universitário UNIVATES
  • Marcelo Franco Leão UFMT - Campus Confresa

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781122015008

Palavras-chave:

Ciências naturais. Libras. Formação de professores. Aprendizagem. Alunos surdos.

Resumo

A disciplina de Libras atualmente é uma exigência legal. Partindo desse princípio, o objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões acerca das percepções de alunos do curso de Ciências Naturais de uma instituição de ensino superior no município de Imperatriz-MA sobre o aprendizado de sinas, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na área de ciências. O estudo se configura como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e pautada na análise de conteúdo, conforme Bardin (2012). A investigação revelou a importância de se empreender o estudo da Libras nos cursos de formação de professores na área de ciências naturais, visando oportunizar aos alunos surdos conhecimentos dessa área. Pode-se inferir ainda que a partir da construção de aportes teóricos e práticos na área da Libras é possível, mesmo que de forma elementar, propiciar aos futuros educadores aprendizagens significativas para sua área de atuação com pessoas surdas, buscando nessa conjuntura os preceitos da educação para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Libras. Mestra em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Email: franciscaagapito@gmail.com

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia pela UFRGS. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da UNIVATES. Email: aaguim@univates.br

Maria Isabel Lopes, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação. Professora adjunta do Centro Universitário UNIVATES. Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da UNIVATES. Email: milopes@univates.br

Marcelo Franco Leão, UFMT - Campus Confresa

Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando pela UFRG. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/UAB). Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres/MT. Email: marcelofrancoleao@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

03-03-2016

Como Citar

AGAPITO, Francisca Melo; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; LOPES, Maria Isabel; LEÃO, Marcelo Franco. LIBRAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCA POR ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 08–28, 2016. DOI: 10.5965/198431781122015008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6850. Acesso em: 21 maio. 2024.