OS VIDEOGAMES ENQUANTO FORMA DE ARTE ATUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781112015089

Palavras-chave:

Videogame, Arte, Arte-Educação.

Resumo

Este escrito busca explorar o mundo dos videogames enquanto arte e enquanto ferramenta pedagógica para a arte-educação. Fazendo relações dos videogames com as artes tecnológicas, como a fotografia e o cinema. Buscando caminhos de aproximação entre arte dentro do campo da história da arte, este artigo intensifica o debate em torno da qualificação dos videogames enquanto objetos de arte. Vários conceitos de tecnologia digital atual são definidos aqui, porém não se faz menção a games específicos para não levantar o debate em relação ao consumerismo e aos direitos autorais. Além destes pontos já mencionados, lembramos dos impactos sociais causados pelos games aos jovens, mudando radicalmente suas rotinas e suas vidas.

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Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Leiden Universiteit (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

02-10-2015

Como Citar

RODRIGUES, Walace. OS VIDEOGAMES ENQUANTO FORMA DE ARTE ATUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 89–107, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015089. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5965. Acesso em: 21 nov. 2024.