REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Autores

  • Cristiane Alves Freitas GERED

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação docente, inclusão e ensino de artes

Resumo

Este Artigo é resultado das discussões e reflexões realizadas durante o segundo semestre de 2012 na disciplina de Arte e Inclusão do curso de Pós-Graduação de Mestrado em Artes Visuais da UDESC, suscitadas a partir do estudo bibliográfico de Oliveira (2011), Alvarado-Prada e Vieira (2009), dos trabalhos da ANPED 2003-200, os estudos de Apple (2011) e Arroyo (2008). Partimos do pressuposto que o momento atual exige de nós, professores de Artes Visuais, uma dedicação constante e comprometimento nas ações e políticas educacionais de formação docente que envolvem a Educação Especial, para uma maior compreensão em relação às concepções e ideologias que tem orientado nossa prática. Apresenta-se como principal objetivo também organizar, aprofundar, refletir e sistematizar temas como: inclusão, educação crítica, ensino de arte, formação de professores, buscando identificar nos autores citados, suas contribuições para a formação dos futuros professores de artes no que diz respeito ao processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais na Educação Básica, na construção de uma prática mais inclusiva no ensino de artes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Freitas, GERED

Formada em Pedagogia Iniciais pela FAED/UDESC e Licenciatura em Artes Plásticas - CEART/UDESC. Trabalho como consultora Educacional na GERED Grande Florianópolis.

Downloads

Publicado

26-08-2013

Como Citar

FREITAS, Cristiane Alves. REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 1–21, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3376. Acesso em: 23 abr. 2024.