O FEMININO PARA ALÉM DO SEXISMO - FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES, QUESTÕES DE GÊNERO E INCLUSÃO
Resumo
No material levantado, nas experiências e discussões no grupo Observatório de Formação Docente no Ensino de Artes no Brasil: pesquisa e divulgação científica (2000 – 2010) verificamos a emergência de refletir sobre a sexualidade enquanto temática a ser abordada nos espaços e entre-espaços (BHABHA, 2005) do ensino de artes. As reflexões e estudos que foram feitos nesta década anterior evidenciamos a necessidade ecosófica (GUATTARI, 2001) de problematizar novos desafios no ensino. Apostamos no projeto desconstrutor de Jacques Derrida que apresenta um duplo gesto ético/estético: inversão e deslocamento. Como prática e reflexão na formação docente apresentamos o coletivo O Círculo que pretende questionar a condição da mulher/ do feminino na arte e na vida contemporânea para além do sexismo e dos tempos-espaço.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.