O ENSINO DE ARTES E O USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA COM JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES
Palavras-chave:
Ensino de arte - Não-Formal. Educomunicação. Formação cidadãResumo
Este trabalho faz uma revisão bibliográfica das oficinas realizadas com adolescentes no Município de Paranaguá-PR, no Projeto Navegando nos Direitos, da ONG Ciranda. A instituição desenvolve um reconhecido trabalhado de articulação e mobilização social com adolescentes por meio da criação de materiais comunicativos que são disseminados para toda a comunidade local. A educomunicação foi utilizada nas oficinas, com a criação de ecossistemas comunicativos que possibilitassem a formação para uma critica social pautada na dialogicidade. O uso dos elementos estéticos sob uma abordagem não-formal para o ensino de Artes criou uma relação comunicativa para a leitura das imagens, a partir do dialogo sobre o significado cultural, para cada um dos participantes, das imagens abordadas. Definiu-se com todos os educadores as atividades práticas que aplicariam nas oficinas. Estas atividades possibilitariam a criação de audiovisuais em Stop-Motion, os produtos finais são geralmente usados em eventos da própria instituição, em oficinas e em canais de disseminação como as redes sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.