Educação Especial no Brasil e em Cuba: entrevista com Neide da Silveira Duarte de Matos
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020412Palavras-chave:
Educação, Inclusão,Resumo
Entrevista com Neide da Silveira Duarte de Matos, que nos traz um panorama de suas experiências durante os estudos sobre Educação Especial realizados em Cuba, local escolhido pelo seu caráter de consolidação do movimento de estudos e pesquisas fundamentados na Teoria Histórico-cultural (THC), bem como por sediar o Centro de Referência Latinoamericano para a Educação Especial, proposto também na década de 1990, com intenção de representar a Educação Especial Cubana e promover o intercâmbio científico internacional, principalmente entre os países de América Latina e Caribe.
Downloads
Referências
MATOS, N. da S. D. de. Políticas de Educação Especial e Desenvolvimento Humano: recuperação de contextos, documentos e percepções de protagonistas no Paraná e em Cuba. 2019. 286 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas: Fundamentos de Defectología - Tomo V. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Educação, Artes e Inclusão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.