Evasão no Instituto Federal do Espírito Santo campus Itapina: estudo de caso do perfil e fatores relevantes.

Autores

  • Maria Rita Almeida Moraes Araujo Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Raphael Magalhães Gomes Moreira Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Daniel Louzada Casteluber Instituto Federal do Espírito Santo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0060

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Pesquisa

Resumo

Evasão escolar consiste na saída definitiva do aluno sem concluir seu curso de origem. Este trabalho objetivou discutir motivos que levaram alunos entre os anos de 2014 a 2016 a evadirem do curso superior de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Itapina. Esta pesquisa debruçou-se a investigar possíveis motivos da evasão que podem ser internos, ou seja, ligados a instituição ou ligados às situações pessoais dos ex-alunos. Optou-se por pesquisa exploratória de natureza qualitativa, usando ferramentas para produção e análise dos dados quantitativamente e qualitativamente, além da metodologia de observação participativa. Nos procedimentos técnicos aplicou-se um questionário com perguntas objetivas, embasado em questionário utilizado para mensurar a evasão dos alunos da instituição. De acordo com as respostas obtidas, inferiu-se que os principais motivos que levaram os discentes ao abandono foram o pouco reconhecimento da profissão docente, a insatisfação com os conteúdos e curso escolhido, o descontentamento com o próprio rendimento acadêmico, entre outros. É necessário ressaltar que algumas respostas supracitadas entram em desacordo ao levar em consideração que os maiores índices de evasão acontecem nos primeiros semestres, mostrando que a pouca persistência ou apoio ao discente na permanência do curso, também pode ser um fator determinante.

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Biografia do Autor

Maria Rita Almeida Moraes Araujo, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Licenciatura em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2018). Pós-graduada em Supervisão, Gestão, Orientação e Inspeção Escolar pela Faculdade Castelo Branco (2019). Técnica Agrícola com habilitação em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2013).

Raphael Magalhães Gomes Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor Efetivo do Setor de Infraestrutura, do IFES Campus Itapina e Coordenador Programas e Cursos de Pós-graduação. Coordenador Substituto do curso Superior em Agronomia. Leciona Desenho Técnico, Construções Rurais e Ambiência, Instrumentação, Práticas de Ensino, Irrigação e Drenagem e Projeto de Máquinas para os curso Técnico em Agropecuária e Superiores em Agronomia e Licenciatura em Ciências Agrícolas. Atua nos seguintes temas: Mecanização Agrícola > Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas, Tecnologia em Aplicação de Agrotóxicos, Ensaios de Máquinas Agrícolas e Florestais, Ergonomia de Máquinas Agrícolas e Florestais. Armazenamento > Projetos de Unidades Armazenadoras. Recursos Hídricos > Iniciante em Projetos de Irrigação e Drenagem, Fertirrigação, Água Residuária de Café, Fertirrigação Potássica e Pós Colheita do Cafeeiro, Projeto de ETEs e ETAs, Conservação do Solo e Água, Iniciante em Projetos de Abastecimento Rural, Iniciante em Projetos de Barragens de Terra, Outorga de Água. Administração Rural. Agroecologia. Legislação Ambiental.

Daniel Louzada Casteluber, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Graduando em Letras Italiano (UFES-2017).Especialização em Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (Ifes-2010) ; Especialização em Gestão Escolar Integrada (Gestão, Orientação, Supervisão e Administração Escolar (2012); Especialização em Geografia Urbana (2015). Mestrado em Ciências das Religiões (FUV-2014)

Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo lecionado a disciplina de geografia nos cursos técnicos integrados de zootecnia e agropecuária e no curso de Licenciatura em Pedagogia com os componentes curriculares de Seminários I, II, III, IV e V; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia; Mnografia I e II. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, escola, educação, ciências e metodologia de ensino.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

ARAUJO, Maria Rita Almeida Moraes; MOREIRA, Raphael Magalhães Gomes; CASTELUBER, Daniel Louzada. Evasão no Instituto Federal do Espírito Santo campus Itapina: estudo de caso do perfil e fatores relevantes. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0060, 2024. DOI: 10.5965/198431781820231e0060. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17908. Acesso em: 21 dez. 2024.

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