A inclusão do conhecimento no ensino do desenho

Autores

  • Emanuella Scoz Universidade Regional de Blumenau
  • Albio Fabian Melchioretto Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Inclusão, Desenho, Método,

Resumo

Este relato trata a inclusão na educação sob a perspectiva do discente, efetuando a inclusão deste a partir das suas capacidades de relacionar-se com o método, respeitando autonomia e cultura. Relata a experiência do uso de tecnologia webcam para modificar o método de aprendizado da prática do Desenho ligado ao programa Jovem Aprendiz numa instituição de ensino profissionalizante na cidade de Blumenau. A experiência de ensino resultou em uma pesquisa qualiquantitativa junto aos estudantes verificando a eficácia do método. Este relato tem como objetivo cartografar esta prática de aplicação instrumental e feedback[1]dos estudantes. A leitura inicia do olhar teórico sobre a prática, seguindo para análise do conjunto de dados com questões de ordem descritiva e objetiva,requerendo olhar quantitativo e apreciação escrita da estrutura teórica que segue a Metodologia de Educação Profissional proposta pela própria instituição de ensino.A análise está relacionada à inclusão do conhecimento nos diversos níveis das capacidades humanas, no ensino das artes para prática do desenho e busca abrir possibilidades a compreensão dos instrumentos facilitadores de aprendizado e métodos de ensino.


[1] Do inglês: retornar a informação. Utilizando pesquisa de opinião para ouvir o posicionamento dos discentes sobre a prática. 

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Biografia do Autor

Emanuella Scoz, Universidade Regional de Blumenau

Designer de Moda, Especialista em Negócios da Moda, Mestranda em educação, Professora e Pesquisadora.

Albio Fabian Melchioretto, Universidade Regional de Blumenau

Filósofo, educador, mestre em educação, focado no uso das tecnologias como facilitador do processo de ensino.

Referências

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

SCOZ, Emanuella; MELCHIORETTO, Albio Fabian. A inclusão do conhecimento no ensino do desenho. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 36–57, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12273. Acesso em: 14 nov. 2024.