Relações entre Educação Musical e Transtorno do Espectro Autista no cenário brasileiro

Autores

  • Daniele Pincolini Pendeza Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml
  • Iara Cadore Dallabrida Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Musical, Educação Musical Especial.

Resumo

O texto apresenta um recorte de pesquisa que investigou as relações entre o campo de estudo da Educação Musical e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada nos portais da ABEM, ANPPOM, CAPES, SCIELO, SIMCAM e SIMPOM. Foram consideradas as publicações dos anos 2005 a 2015, que indicassem relações entre as duas áreas, e que após mapeadas foram analisadas pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Também foram realizadas entrevistas fechadas com 10 educadores musicais, licenciados em Música, professores de pessoas com TEA. A pesquisa possibilitou concluir que a díade educação musical e TEA necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, com relação à pesquisa e à formação musical e pedagógico-musical para os docentes que irão trabalhar junto às pessoas com TEA, pois os professores se sentem insuficientes no trabalho com esses indivíduos, carecendo de materiais de referência e estratégias pedagógicas adequadas para serem usadas nas aulas de educação musical

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Biografia do Autor

Daniele Pincolini Pendeza, Universidade Federal de Santa Maria

É Bacharel em Canto (2011) e Licenciada em Música (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Psicopedagogia Institucional (2014) pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é pós-graduanda em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas, pela Infoco/Uniapae, participante do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA) da UFSM e mestranda em Educação pela UFSM na linha de pesquisa de Educação Especial.

Iara Cadore Dallabrida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, licenciada em Música e Mestre em Educação pela mesma instituição. Especialista em Docência no Ensino Superior, pela ULBRA. Participa do grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, investigando a Música na formação e nas práticas de professores não especialistas em Música.

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

PENDEZA, Daniele Pincolini; DALLABRIDA, Iara Cadore. Relações entre Educação Musical e Transtorno do Espectro Autista no cenário brasileiro. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 111–133, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11741. Acesso em: 22 dez. 2024.