Relações entre Educação Musical e Transtorno do Espectro Autista no cenário brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Musical, Educação Musical Especial.

Resumo

O texto apresenta um recorte de pesquisa que investigou as relações entre o campo de estudo da Educação Musical e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada nos portais da ABEM, ANPPOM, CAPES, SCIELO, SIMCAM e SIMPOM. Foram consideradas as publicações dos anos 2005 a 2015, que indicassem relações entre as duas áreas, e que após mapeadas foram analisadas pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Também foram realizadas entrevistas fechadas com 10 educadores musicais, licenciados em Música, professores de pessoas com TEA. A pesquisa possibilitou concluir que a díade educação musical e TEA necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, com relação à pesquisa e à formação musical e pedagógico-musical para os docentes que irão trabalhar junto às pessoas com TEA, pois os professores se sentem insuficientes no trabalho com esses indivíduos, carecendo de materiais de referência e estratégias pedagógicas adequadas para serem usadas nas aulas de educação musical

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Pincolini Pendeza, Universidade Federal de Santa Maria

É Bacharel em Canto (2011) e Licenciada em Música (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Psicopedagogia Institucional (2014) pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é pós-graduanda em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas, pela Infoco/Uniapae, participante do grupo de pesquisa Educação Especial e Autismo (EdEA) da UFSM e mestranda em Educação pela UFSM na linha de pesquisa de Educação Especial.

Iara Cadore Dallabrida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, licenciada em Música e Mestre em Educação pela mesma instituição. Especialista em Docência no Ensino Superior, pela ULBRA. Participa do grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, investigando a Música na formação e nas práticas de professores não especialistas em Música.

Referências

AFONSO, L. M. Música e Autismo: práticas musicais e desenvolvimento sonoro musical de uma criança autista de 5 anos. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21, 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, 2013.

ALMEIDA, M. L. de. A produção científica em educação especial/inclusão escolar na perspectiva da pesquisa-ação: reflexões a partir de seus contextos. In: Anais da 32a Reunião Anual da ANPED, Caxambu/MG, 2009.

ARAUJO, C. A. O processo de individuação no autismo. São Paulo: Memnon, 2000.

AYRES, A. J. Sensory integration and the child. Los Angeles: Western Psychological Services, 1979. 191 páginas.

ASSOCIAÇAO PSIQUIÁTRICA AMERICANA (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. Ed. Traduzido para o português por Maria Inês Corrêa Nascimento et al. Revisão técnica de Aristides Volpato Cardioli et al. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BELLOCHIO, C. R. Educação Musical e formação acadêmico-profissional na Pedagogia: sentidos, tensões e vicissitudes. Relatório de Pesquisa/ CNPq/PQ 305183/2010-9, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2015.

BERNARDO, G. M. D. Autismo Infantil: como a Educação Musical pode ajudar na integração social dessas crianças? In: I Congresso Nacional de Cognição e Artes Musicais, 2006. Curitiba, anais... Curitiba, 2005. Página 275.

BERTAZZO, J. de B. Formação profissional para a atuação com pessoas com transtorno do espectro do autismo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Presidência da República.

______. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Presidência da República.

______. Lei nº 13.278, de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

COSTA, A. C. Psicopedagogia e Psicomotricidade: Pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 2002.

DIAS, S. C. E. H. Aprendizagem musical no ambiente familiar e a Síndrome de Asperger: reflexões a partir de uma cena. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20, 2011, Belém. Anais... Belém, 2011.

GOMES, J. M. O Aprendizado de Música por Crianças com Necessidades Educacionais Especiais. In: VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010. Rio de Janeiro, anais... Rio de Janeiro, 2010. Páginas 458-471.

GUIMARÃES, P. S. Tecendo sons e palavras: Oficina de Música Dirigida à Portadores de Distúrbios Graves. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2008.

LOUREIRO, C. M. V.; FRANÇA, C. C. Inclusão física versus integração: função da musicoterapia na iniciação e educação musical da criança portadora de atraso do desenvolvimento na rede regular de ensino. In: XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2005. Rio de Janeiro, anais... Rio de Janeiro, 2005.

LOUREIRO, C. M. V. Musicoterapia na educação musical especial de portadores de atraso do desenvolvimento leve e moderado na rede regular de ensino. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

LOURO, V. S. Jogos musicais, Transtorno do Espectro Autista e Teoria da Mente: um relato de experiência. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014. Campinas, anais... Campinas, 2014. Páginas 343-350.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discurssiva. 2 ed. Revisada. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. 224 páginas.

NASCIMENTO, P. S. et al . Comportamentos de crianças do Espectro do Autismo com seus pares no contexto de educação musical. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 93-110, 2015.

OLIVEIRA, G. C. Uma proposta para avaliação do desenvolvimento musical de crianças autistas. In: III SIMPOM, 2014, RJ. Anais... 2014.

OLIVEIRA, G. C. et al. Criança autista e Educação Musical: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 21, 2013, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, 2013.

OLIVEIRA, G. C. et al. Desenvolvimento musical de crianças autistas: uma proposta de avaliação. In: XI Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2015. Pirenópolis, anais... Pirenópolis, 2015. Páginas 74-79.

QUEIROZ, I. C. S. O autismo: aspectos gerais e um breve relato de experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20, 2013, Belém. Anais... Belém, 2013.

RODRIGUES, J. C.; DEFREITAS, A. D. Contribuições do aprendizado musical para o desenvolvimento da área psicomotora de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013. Belém, anais... Belém, 2013a. Páginas 194-202.

RODRIGUES, J. C.; DEFREITAS, A. D. O processo de formação em música de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo no curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará: o olhar do estudante com TEA e sua cuidadora. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014. Anais... São Paulo, 2014.

RODRIGUES, J. C.; DEFREITAS, A. D. Um Estudo do Processo de Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Um projeto de Pesquisa. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20, 2013, Belém. Anais... Belém, 2013b.

RODRIGUES, J. C. et al. Educação musical inclusiva: aulas de violoncelo em grupo para crianças e adolescentes com diagnóstico de autismo e sem diagnóstico de transtorno. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20, 2011, Belém. Anais... Belém, 2011.

RODRIGUES, J. C.; PEREIRA, C. L. M. Desenvolvimento global do adolescente com diagnóstico de Transtorno Autista inserido em turma de educação musical para crianças e adolescentes com e sem transtorno. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 20, 2011, Belém. Anais... Belém, 2011.

RODRIGUES, J. C. et al. A educação musical como ferramenta de auxílio para desenvolvimento global de crianças e adolescentes com transtorno autista. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa. Páginas 119-126.

SILVA, R. H. dos R. Produção do conhecimento em educação especial e inclusiva no brasil: constituição, desafios e perspectivas. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, UNICAMP, Campinas/SP, 2012.

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. 263 páginas.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

PENDEZA, Daniele Pincolini; DALLABRIDA, Iara Cadore. Relações entre Educação Musical e Transtorno do Espectro Autista no cenário brasileiro. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 111–133, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11741. Acesso em: 29 mar. 2024.