A DIFICULDADE DE DISCURSO NO PROCESSO CRIATIVO DA PINTURA.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267212016129Palavras-chave:
Arte, Processo Criativo, Pintura, DiscursoResumo
O artigo reflete sobre o processo criativo, abordando a dificuldade enfrentada pelo artista contemporâneo em relacionar a prática da pintura com o discurso verbal e escrito. Mapear essa dificuldade é de grande interesse de artistas, críticos e pesquisadores.Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia.São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ALMEIDA, Eduardo Augusto Alves; GÓES, Felipe. Entre a figura e o abstrato: instâncias do pensamento.Interface, UNESP, Botucatu, v.19, n.52,p.211-226,Mar.2015. Disponível em: <http://interface.org.br/wp-content/uploads/2015/02/52.pdf>. Acesso em 14 Nov.2015.
ARGAN, Giulio Carlo. História de arte como história da cidade.São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte Italiana.Volume 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir.Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2010.
JULIET,Charles; PUTMAN, Jacques. Bram van Velde.Paris: Maeght Editeur, 1975.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A Pintura. Volume 7: O paralelo das arte.São Paulo: Editora 34, 2005.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte.São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes.Porto Alegre: Bookman, 2013.
PASTA, Paulo. A educação pela pintura.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens.Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SARAIVA, Jacinto. Um pintor de volta às raízes.Valor Econômico, São Paulo, nov.2015. Disponível em<http://www.valor.com.br/cultura/4313930/um-pintor-de-volta-raizes>.Acesso em 15 nov. 2015
SENNETT, Richard. O artífice.Rio de Janeiro: Record, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.