Um livro, e então outros: notas de uma artista publicadora
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671132025197Palavras-chave:
publicação, livro, ISBN, lugar, prática artísticaResumo
Partindo de diferentes concepções sobre o que é um livro, este artigo explora como os limites desses conceitos podem ser desestabilizados por práticas artísticas. Discute as implicações práticas e conceituais das publicações Entre uma coisa e outra (2024), Preposição (2024) e Problems (2025), que possuem ISBNs e são catalogáveis como livros. Adota uma abordagem prático-teórica, articulando reflexões sobre as questões do lugar e da leitura, e compreendendo a fluidez do conceito de livro quando este é criado por uma artista publicadora. Apresenta diferenças entre uma artista que publica e uma artista publicadora, reforçando a necessidade do domínio sobre os meios e processos envolvidos na produção editorial. Conclui que os trabalhos apresentados oferecem uma ampliação do panorama do objeto publicado e que a publicação como uma prática artística inaugura possibilidades de interpretação sobre o que pode ser um livro.
Downloads
Referências
ARBOLAVE, Cecília. O livro de fazer livros: produção gráfica para edições independentes. São Paulo: Lote 42, 2024.
BANNER, Fiona. Fiona Banner aka The Vanity Press. Disponível em: https://www.fionabanner.com. Acesso em 23 ago. 2025.
BODMAN, Sarah. Interview with Paulo Silveira. In: Bodman, S. Sowden, T. A Manifesto for the Book. Bristol: Impact Press, 2010, p. 73 – 80.
BODMAN, Sarah. SOWDEN, Tom. A Manifesto for the Book. Bristol: Impact Press, 2010.
CADÔR, Amir B. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO. Câmara Brasileira do Livro. Disponível em: https://www.cblservicos.org.br. Acesso em 23 ago. 2025.
CARRIÓN, Ulisses. A nova arte de fazer livros. Tradução de Amir Cadôr. Belo Horizonte: C/ Arte, 2011.
CELLA, Bernhard. NO-ISBN: Conceptual Perspectives on Contemporary Autonomous Publishing. In: Gilbert, A. Publishing as Artistic Practice. Berlin: Sternberg Press, 2016, pp. 190-203.
GILBERT, Annette. Publishing as Artistic Practice. Berlin: Sternberg Press, 2016.
HANSEN, João Adolfo. O que é um livro? Cotia: Ateliê Editorial, 2019.
HOLZER, Werther. Sobre territórios e lugaridades. Cidades, v.10, n.17, p. 18 – 29, 2013.
LEFEBVRE, Antoine. Portrait of the Artist as a Publisher: Publishing as an Alternative Artistic Practice. In: GILBERT, Annette. Publishing as Artistic Practice. Londres: Sternberg Press, 2016, p. 2 – 10.
MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Pequenos livros & outras pequenas publicações. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 9, 2015, p. 161 – 165.
MORAIS, Fabio. Fabio Morais. Disponível em: https://fabio-morais.blogspot.com. Acesso em 23 ago. 2025.
NIELSEN BOOK SERVICES. Nielsen Book Services. Disponível em: https://www.nielsenisbnstore.com/Home/Isbn. Acesso em 23 ago. 2025.
PASCUAL, Beryl. Bookmark History on Bookmarks. The Bookmark Society Occasional Paper 4, 2010, p. 1 – 6.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.
PHILLIPS, Angus. KOVAC, Miha. Is This a Book? Cambridge: Cambridge University Press, 2022.
PICHLER, Michaelis. Publishing Manifestos: An International Anthology from Artists and Writers. Cambridge: The MIT Press, 2019.
REBEL, Janette. Bibliographic Performances & Surrogate Readings. London: Everyday Press, 2024.
REGINATO, Gustavo. Pequeno Manual do Empoderamento Gráfico. Florianópolis: Editora Caseira, 2019.
RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de lugar. In: Marandola Jr., Eduardo; Holzer, Werther; Oliveira, Lívia de. (Org.) Qual o Espaço do Lugar? geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012. p. 17 – 32.
SILVEIRA, Paulo. A fotografia e o livro de artista. In: SANTOS, Maria Ivone; SANTOS, Alexandre. A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 144 – 155.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Fedrizzi Loureiro de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.
