O beco como atelier: via de mão única

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025093

Palavras-chave:

pintura contemporânea, Ensaio Visual, processos criativos

Resumo

Este ensaio visual apresenta, de forma poética, uma série de pinturas e registros processuais produzidos pela artista mineira Camila Lacerda (entre os anos de 2014 e 2025) que possuem o beco enquanto temática principal. Nas próximas páginas, o beco será analisado sob diferentes perspectivas: como espaço transitório, como lugar habitável e como atelier expandido. O presente trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira, a artista e pesquisadora Vanessa Deister assina um breve ensaio crítico sobre o tema. Na segunda parte, Lacerda constrói uma narrativa visual misturando trabalhos inéditos, com reproduções de pinturas já conhecidas pelo público e registros fotográficos de encontros e situações poéticas obtidas durante o processo criativo dessas obras. Ressalta-se que a concepção deste ensaio visual é fruto de trocas de experiências artístico-colaborativas no contexto da ensino-aprendizagem universitária, uma vez que as autoras são docentes no mesmo curso de graduação em artes visuais, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Seves Deister de Sousa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Mestra em Artes Visuais pelo IA-UNICAMP e Licenciada em Educação Artística pela UEL. Artista-professora e coordenadora do Memento Mori: Núcleo de pesquisa em História da Arte na UEM.  

 

Camila Lacerda Lopes, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Dimensões teóricas e práticas da produção artística e graduada em Artes plásticas pela UEMG. Especialista em Jornalismo cinematográfico pela UNA e Artista-professora na UEM.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: Baudelaire, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. p.851-881.

CAETANO, Paulo. Abertura para o mundo. In: Dushá, Germano. Mitre, Rodrigo (Orgs). Periscópio: 5 anos. Galeria Periscópio: Belo Horizonte, 2021. P.80-83.

CANTON, Kátia. Espaço e lugar. Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

OITICICA, Hélio. Mitos Vadios. In: DIÁRIO DE SÃO PAULO: Complemento: Mitos Vadios/Ivald Granato. São Paulo: 05 nov 1978. Documento 0943/78, Acervo Projeto Helio Oiticica.

Downloads

Publicado

26-09-2025

Como Citar

SOUSA, Vanessa Seves Deister de; LOPES, Camila Lacerda. O beco como atelier: via de mão única. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 093–107, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025093. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27390. Acesso em: 28 set. 2025.