Trama metodológica: narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024077

Palavras-chave:

arte/educação, formação permanente, metodologias em arte, narrativas imagéticas

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma trama metodológica de narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação, ou seja, teorias que deram sustentação ao desenvolvimento da formação permanente de arte/educadores(as) da Educação Básica de Uberlândia/MG. As ações formativas foram realizadas no “Ateliê de Formação em Arte/educação”, lócus da ação interventiva ligada à pesquisa-ação em desenvolvimento na tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, sob o título “A/R/TograFormar: diálogos entre arte/educação, processo de criação e formação permanente docente”. Como formadora e formante do Ateliê de Formação em Arte/educação, promovemos ações práticas, leituras e estudos teóricos/imagéticos de obras de arte, ancoradas nas questões teórico-práticas da pesquisa em arte, e nas perspectivas metodológicas do meio como ponto zero, da abordagem triangular, da a/r/tografia, da pesquisa-ação interventiva e de metodologias ativas que culminaram na criação de “Narrativas Imagéticas”. A trama metodológica contribuiu para que a professora, artista, pesquisadora e formadora (propositora) encontrasse caminhos metodológicos para um “A/R/tograFormar” no processo formativo permanente para professores(as) arte/educadores(as) atuantes.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia de Almeida Colli, Universidade Federal de Uberlândia

Artista, pesquisadora, formadora e docente na área de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Cap-Eseba/UFU). Doutoranda em Educação no PPGE/UFTM, integrante dos grupos de pesquisa CNPq Grupa (UFU) e do GPEFORM (UFTM). 

Helena de Ornellas Sivieri Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Departamento de Psicologia e do PPGE/UFTM. Doutora em Psicologia.  Pós-doutora em Educação. Lider do Grupo de Pesquisa e estudo em formação de professores - GPEFORM.

 

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

COLLI, Mara Rúbia de Almeida; PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri. Trama metodológica: narrativas teóricas para um “A/R/TograFormar” permanente em arte/educação. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 077–093, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024077. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25701. Acesso em: 30 out. 2024.