Olhar imagens e encontrar fantasmas: considerações sobre um projeto de ensino de História da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024057

Palavras-chave:

fantasmas, projeto de ensino, montagem de imagens

Resumo

Em 2020, foi realizado o projeto “História da Arte como uma História de Fantasmas para adultos”, no Instituto Federal Catarinense, no campus Ibirama, com alunos do ensino médio. O objetivo do projeto foi ensinar História da Arte, primeiramente a partir dos movimentos artísticos cronologicamente agrupados, para então questionar essa formatação através da produção de montagens de imagens, inspirados no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, aprendendo conceitos como Pathosformel, Nachleben e imagem-fantasma. Esse texto analisa quatro das pranchas produzidas pelos estudantes, relacionadas especialmente ao Pathosformel, conforme a herança desse importante historiador alemão, mostrando a potência da imagem para ampliar o repertório, sensibilidade e capacidade de pensar pelo visual em jovens estudantes através do conhecimento por montagem de imagens.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Torres Valgas, Unisul Campus Tubarão

Doutorando em História na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Artes Visuais (UDESC) e professor de História no Instituto Federal Catarinense, campus Ibirama. Sua pesquisa envolve História da Arte e sensibilidades urbanas, sobretudo o movimento de desenhistas Urban Sketchers

Maria Bernardete Ramos Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular Aposentada do Departamento de História da UFSC. Doutora em História. Pesquisadora do CNPq (PQ-1B). Entre várias publicações destacam-se: Tecnologia e Estética do Racismo - Ciência e Arte na Política da Beleza (2007), e Xul Solar e Ismael Nery, entre outros Místicos Modernos. Sobre o revival espiritual (2017)

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

VALGAS, Paulo Henrique Torres; FLORES, Maria Bernardete Ramos. Olhar imagens e encontrar fantasmas: considerações sobre um projeto de ensino de História da arte. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 057–076, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024057. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25288. Acesso em: 30 out. 2024.