Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024039

Palavras-chave:

experiências estéticas, reeducação, institucionalização, criação de circunstâncias

Resumo

O presente manuscrito é um recorte de uma pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, que olha para uma instituição de reeducação, movida pela problemática: o que podem as experiências estéticas em um espaço de reeducação de crianças e jovens? O estudo realizado em um abrigo institucional de um município do interior do Rio Grande do Sul - Brasil, propõe experiências estéticas com o objetivo de criar circunstâncias (Deligny, 2018a) em meio à arte e às crianças e jovens que habitam instituições reeducativas. A pesquisa com arte (Mossi; Oliveira, 2018), é atravessada pela construção contínua de diários visuais e/ou textuais (Oliveira, 2012) e convoca autores como Deligny (2018a, 2018b), Foucault (2014) e Deleuze (1988-1989, 1992, 2006) para produzir contágios teóricos. Aposta-se na invenção de novos tempos para habitar instituições de reeducação, tempos abertos ao inútil, no qual não há a pretensão de produzir ou ensinar algo à infância em qualquer idade, assumindo o “infanciar” (Kohan; Fernandes, 2023) como condição para a criação de circunstâncias.

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Biografia do Autor

Andressa Coelho Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. 

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM/ RS/Brasil). Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Editora Chefe da Revista Digital do LAV (RDLAV).

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

MÜLLER, Andressa Coelho; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 039–056, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24935. Acesso em: 21 dez. 2024.