#QuadrosDiscentes: Pesquisa sobre memes e arte na formação docente no Brasil e na España

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024111

Palavras-chave:

memes da internet, linguagens líquidas, formação de professor, ensino de arte, cibercultura

Resumo

Neste artigo refletimos e apresentamos os resultados de parte de um projeto de pesquisa que realizamos no ano letivo 2019-2020 com alunos da Dupla Licenciatura em Educação Infantil e Primária da Universidade de Girona - UdG (Catalunha, Espanha) e alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (Brasil), sobre memes da Internet e suas estratégias linguísticas. Para aproximar os dois campos de estudo e facilitar a colaboração, foi utilizado um grupo fechado dentro da rede social Facebook como espaço de interação entre os sujeitos da pesquisa. Os pesquisadores participaram da experiência, de acordo com os protocolos do método de pesquisa-ação. Os resultados apontam para reflexões e possíveis modificações que poderiam ser introduzidas em novas pesquisas sobre como aprender e ensinar sobre imagens voláteis – típicas da cibercultura – em processos educativos para formação de professores.

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Biografia do Autor

Débora da Rocha Gaspar, University of Girona

Researcher and PhD Professor at the Department of Specific Didactics at the University of Girona in the area of Plastic Expression Didactics. Member of the GREPAI Research Group (Grup de Recerca en Educació, Patrimoni I Arts Intermedia). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6447-2096

Sandra Regina Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora doutora do Centro de Artes na UDESC. 

Mariona Masgrau Juanola, University of Girona

PhD Professor at the Department of Specific Didactics at the University of Girona (Spain) in the area of ​​Didactics of Language and Literature. Member of the GREPAI Research Group (Grup de Recerca en Educació, Patrimoni i Arts Intermedia)

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

GASPAR, Débora da Rocha; OLIVEIRA, Sandra Regina; JUANOLA, Mariona Masgrau. #QuadrosDiscentes: Pesquisa sobre memes e arte na formação docente no Brasil e na España. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 111–127, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24681. Acesso em: 21 dez. 2024.