Métodos criativos no ensino de arte:nuances entre o utópico e o vital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024021

Palavras-chave:

aprendizagem criativa, processo criativo, ativadores criativos, projetos utópicos, ensino de arte

Resumo

O presente artigo discorre sobre práticas de aprendizagem criativa, observadas na disciplina de Estágio em Docência, no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Arte - PPGA UFES. A investigação descrita neste texto apresenta métodos de ensino pautados na criatividade e em processos de criação em arte. Inspirados nos projetos utópicos dos artistas Ilya e Emilia Kabakov (1998-2018), os percursos metodológicos são elaborados em diálogo com os ativadores criativos do autor David de Prado Díez (1987). Neste sentido, caminhos são traçados por meio do método Solução Criativa de Problemas em direção a uma abordagem pedagógica vital

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Biografia do Autor

Sarah Rodrigues Damiani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em artes no programa associado de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela USP (2013). Docente no programa PPGA/UFES.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

DAMIANI, Sarah Rodrigues; SANMARTIN, Stela Maris. Métodos criativos no ensino de arte:nuances entre o utópico e o vital. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 021–038, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23943. Acesso em: 6 nov. 2024.