A expressividade do traço na alfabetização em desenho no Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267912023087

Palavras-chave:

Desenho de observação, Linguagem do traço, Expressão visual, Comunicação visual, Percepção visual

Resumo

Esse estudo faz parte de uma pesquisa de doutorado em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS que discute a alfabetização em desenho, a capacidade em representar e ler a forma em terceira dimensão no plano bidimensional, desenvolvida nos componentes curriculares de entrada dos cursos de Design. Esse artigo trata dos três pilares da alfabetização em desenho no Design: técnica, expressão e percepção. Discute a expressão do traço em desenhos feitos à mão, que demonstram sentimentos de quem desenha, ou mesmo identifica o hemisfério cerebral que predominou no ato de desenhar. Essas características observadas no desenho expressivo são identificadas na fase inicial do processo projetual de Design (esboço). Essas reflexões contextualizam o estado da arte dessas questões, por meio de um levantamento bibliográfico, que contribui com a alfabetização do desenho nas graduações de Design; auxiliando a representação e leitura das criações em Design; explora o traço, observando sua identificação, seu significado, sua intenção e sua percepção.

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Biografia do Autor

Simone Melo da Rosa, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutoranda em Design, UFRGS, Departamento de Engenharia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Lattes http://lattes.cnpq.br/7534772652962036. E-mail simonerosa.atelie@gmail.com

Branca Freitas de Oliveira, Federal University of Rio Grande do Sul

Professora Doutora, UFRGS, Departamento de Engenharia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Lattes http://lattes.cnpq.br/3674155253307052. E-mail branca@ufrgs.br.

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Publicado

2023-05-01

Como Citar

ROSA, Simone Melo da; OLIVEIRA, Branca Freitas de. A expressividade do traço na alfabetização em desenho no Design. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 87–104, 2023. DOI: 10.5965/24471267912023087. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23292. Acesso em: 22 dez. 2024.