Cartografias do professor de artes cênicas Atuação de um professor múltiplo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267832022140

Palavras-chave:

Professor artista, Professor ator, Professor encenador, Professor performer

Resumo

Procuramos desenvolver uma reflexão sobre as formas de atuação do professor de Artes Cênicas em ambientes múltiplos de ensino, considerando a educação básica como recorte principal. Realizamos uma decupagem sobre as possíveis formas de atuação desse professor, aqui caracterizadas pelas metáforas: professor artista, professor ator, professor encenador e professor performer. A atuação do professor de Artes Cênicas exige flexibilidade e jogo, pois, na maioria das vezes este profissional se encontra num expediente limiar de polivalência: mestre-encenador-ator-artista; nosso campo de atuação tem sido a educação básica onde nos encontramos.

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Biografia do Autor

Maiquel Cristian Reichert, São Paulo State University

Professor de Arte – PEB II em São Bernardo do Campo, SP. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, USP. Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da UNESP.

Carminda Mendes André, São Paulo State University

Professora do Programa de Pós - Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

REICHERT, Maiquel Cristian; ANDRÉ, Carminda Mendes. Cartografias do professor de artes cênicas Atuação de um professor múltiplo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 140–152, 2022. DOI: 10.5965/24471267832022140. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22495. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta