Do expelir-se: os primeiros estudos para Eco

Autores

Palavras-chave:

Drag, Performance, Fotografia, Autorretrato

Resumo

Apresento, neste ensaio visual, uma sequência de seis primeiros ensaios drag-fotográficos que constituem a série Estudos para Eco. São autorretratos que marcam processos de diluição e construção de minhas identidades como Eco ao ingressar na arte drag, diferentes momentos de escrutínio e testes sob/sobre mim que registram nascimento e transições dessa persona que sai dos papeis e telas de pintura em que antes residia para habitar o mundo. Provo diferentes corpos e rostos partindo de memórias, materiais, músicas, vivências, estereótipos, livros, memes e conceitos indefinidamente. Além das fotos, resgato as primeiras nuances e esforços de Eco para transparecer em desenhos na agenda telefônica de casa, aos nove anos de idade - um feto que nasce nas drag-fotografias dezesseis anos depois. O ensaio finaliza com uma carta recebida por Eco, oferecendo leituras possíveis e pontes entre duas subjetividades, duas sensibilidades, duas histórias que se interceptam na mesma ânsia de continuar existindo e resistindo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eco Zazu, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda na linha de Processos Artísticos Contemporâneos do PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina, também conhecida como Allan Cardoso

Débora Pazetto Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Artes Visuais e da linha de Processos Artísticos Contemporâneos do PPGAV na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

CARDOSO, Állan C.; FERREIRA, D. P. Do expelir-se: os primeiros estudos para Eco. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 143-159, 2022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22266. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção temática