“Existem artistas na periferia , professora?!": interseccionalidade e lugar de fala como elementos mobilizadores de práticas artísticas vivenciadas a partir do estudo de jovens artistas pernambucanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267812022055

Palavras-chave:

estágio de docência, artistas mulheres, interseccionalidade, lugar de fala, fotocolagem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compartilhar a experiência de estágio de regência em Artes Visuais vivenciada em um grupo de 1º ano do Ensino Médio, no componente curricular Artes Visuais, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como recorte o estudo de mulheres artistas. O processo de criação de jovens mulheres do cenário artístico pernambucano, especialmente os trabalhos de Rayellen Alves e de Priscilla Melo, atrelado ao estudo dos conceitos de “Interseccionalidade” e “Lugar de fala”, dentro de uma perspectiva pedagógica decolonial e antirracista, nortearam o planejamento do semestre, que teve como ponto de partida a pergunta disparada por um aluno em  sala de aula: “existem artistas na periferia, professora?!”, também mobilizadora do título do presente artigo. Através da fotocolagem digital, os(as) estudantes puderam articular as discussões vivenciadas às suas expressões e práticas artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flavia da Fonte Netto de Mendonça, Universidade do Porto

Doutoranda em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal) e Mestre em Design pela UFPE (2017). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8431183266418627, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8883-5536, e-mail: anaflaviafnm@gmail.com

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9258272116465693, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0439-7378, e-mail: fabiana.vidal@ufpe.br.

Referências

Assis, Dayane. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

CHIMAMANDA, Adichie: o perigo de uma única história TED Legendado PT-BR. Palestra proferida por Chimamanda Adichie para a TED Conference 2009. 18’49’’. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8>. Acesso em: 17 fev. 2022.

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas. Ano 10 vol. 1, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 17 fev. 2022.

D’ANDREA, Tiaraju. Contribuições para a definição dos conceitos periferia e sujeitas e sujeitos periféricos. Novos Estudos Cebrap, Dossiê Subjetividades Periféricas, v.39, n.1, jan-abr, 2020.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Artes: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 21-26.

DIAS, Marcela. Priscilla Melo. Revista Propágulo, Recife, v.03, p.16-25, maio de 2019.

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Artes: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 27-35.

MOURA, Eduardo Junio Santos. ARTE/EDUCAÇÃO DECOLONIAL na América Latina. Cadernos de Estudos Culturais. v. 1. n. 21. p. 31-44. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/issue/view/562. Acesso em: 08 Nov. 2021.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

VIDAL, F. S. . Um olhar caleidoscópico nas/para as formações estéticas/culturais de professores(as): experiências e construções de identidades docentes estéticas no curso de Pedagogia da UFPE. 2016. 370 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

MENDONÇA, A. F. da F. N. de; VIDAL, F. S. L. “Existem artistas na periferia , professora?!": interseccionalidade e lugar de fala como elementos mobilizadores de práticas artísticas vivenciadas a partir do estudo de jovens artistas pernambucanas. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 055-073, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022055. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21725. Acesso em: 28 set. 2022.